The Pibid as an extensionist praxis: formative potential in initial teacher education
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e107760Keywords:
Pibid, University Extension, Teacher Education, Public Education PoliciesAbstract
This article analyzes the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (Pibid) as an extensionist praxis within the context of initial teacher education in Brazil. Although formally linked to teaching policy, Pibid mobilizes principles and practices aligned with the foundations of university extension, as outlined by Resolution CNE/CES No. 7/2018 and the National University Extension Policy. The research adopts a qualitative approach, based on documentary and content analysis of legal frameworks and national program evaluation data (CAPES/FGV). The analysis is guided by the “5 Is” of extension: dialogical interaction, interdisciplinarity, interinstitutionality, social impact, and impact on student education. The results reveal a strong synergy between Pibid and extension, highlighting its formative and transformative potential. It concludes that institutionalizing Pibid as an extension policy is crucial to strengthen the inseparability of teaching, research, and extension, as well as the university's social commitment to basic education.
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 90, de 25 de março de 2024. Regulamenta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Brasília: CAPES, 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jul. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2018.
CANDAU, Vera Maria. Educação e diversidade cultural: desafios teóricos e práticos. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 50, p. 229–242, 2012.
CAPES. Relatório de Gestão 2009–2014 – Diretoria de Educação Básica Presencial. Brasília: CAPES, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Brasília: FORPROEX, 2012.
GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli E. D. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2020.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. In: BACICH, L.; MORAN, J. M. (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2015.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 2009.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; DINIZ-PEREIRA, Júlio. Formação de professores e políticas públicas no Brasil: tendências e tensões contemporâneas. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
RIBEIRO, Gustavo F. Extensão universitária: fundamentos, práticas e desafios. Florianópolis: UDESC, 2022.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VEIGA, Ilma Passos A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2008.
ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. In: ZEICHNER, K. M. Repensando a formação de professores à luz das teorias da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
