Atividades do projeto "Educação em saúde como um exercício da inclusão social": ações em 2009

Autores

  • Renata Martins Plucenio Universidade Federal Santa Catarina
  • André Ambrozio Assis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisa Margarita Orlandi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tânia Tarabini Castellani Universidade Federal Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n9p12

Resumo

 

O presente trabalho relata e discute as estratégias educativas desenvolvidas nos encontros realizados pelo Projeto de Extensão “Educação em Saúde como um Exercício de Inclusão Social” em 2009. O objetivo do projeto é estimular os indivíduos e grupos a refletirem sobre o impacto de seus estilos de vida na construção de um ambiente saudável. Para tal, foram realizados encontros em escolas e núcleos comunitários tanto no entorno como distante da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi possível dividir os encontros realizados em três classes: (a) encontros pontuais para um público numeroso e diverso, (b) encontros pontuais para um público específico e (c) encontros de acompanhamento de um grupo específico. Verificou-se que as atividades com maior número de encontros e interação com a comunidade fazem com que o público identifique sua real demanda e desenvolva atitudes comprometidas com a promoção e proteção da saúde pessoal e coletiva.


 

Biografia do Autor

Renata Martins Plucenio, Universidade Federal Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da UFSC

André Ambrozio Assis, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas da UFSC

 

Elisa Margarita Orlandi, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da UFSC

 

 

Tânia Tarabini Castellani, Universidade Federal Santa Catarina

Docente do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC (Coordenadora)

 

 

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Publicado

2010-07-19