Carboidratos na natureza: construção de software educacional para cursos de extensão

Autores

  • Victor Américo Cardoso
  • Juan Ricardo UFSC - Florianópolis - SC
  • Luiz Fernando Figueiredo UFSC - Florianópolis - SC
  • Eugênio Merino UFSC - Florianópolis - SC
  • Regina Vasconcelos Antonio UFSC - Florianópolis - SC
  • Juliet Kiyoko Sugai UFSC - Florianópolis - SC
  • Maria Santos Reis Bonorino Figueiredo UFSC - Florianópolis - SC
  • Denise Nogueira Heidrich UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

Uma das novas tecnologias que pode ser incorporada ao processo ensino aprendizagem interativo é a multimída. O ensino interativo necessita de programas que possam ser oferecidos à comunidade escolar em geral (professores e alunos) através de oficinas, de forma que o repasse do conhecimento aconteça de acordo com o ritmo próprio de cada usuário. O programa de animação “Flash MX” foi usado no processo de construção de um “software” educacional em Bioquímica, abordando o tópico “Carboidratos na Natureza”.

Biografia do Autor

Juan Ricardo, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Química pela UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luiz Fernando Figueiredo, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Engenharia Sanitária pela UFMT, mestrado em Engenharia Civil pela UFSC e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Atualmente é professor titular da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Eugênio Merino, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Desenho Industrial pela UFRJ, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Atualmente é professor adjunto IV da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Regina Vasconcelos Antonio, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Bacharelado Química, mestrado em Biologia Funcional e Molecular, e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP (1994) e pós-doutorado em Biologia Molecular de Microrgaismos, realizado no Instituto de Microbiologia da Universidade Westifaliche de Muenster - Alemanha (1997). Atualmente é professor adjunto III da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Juliet Kiyoko Sugai, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em História Natural, graduação em Farmácia Bioquímica, mestrado em Ciências (Bioquímica) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela UFPR. Atualmente é professor adjunto IV da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Maria Santos Reis Bonorino Figueiredo, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela UCPEL, mestrado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela UFRGS, doutorado em Ciências (Bioquímica) pela UFPR e Pós-doc pela Queensland University of Techenology Brisbane, Austrália (2000). Atualmente é professor associado I da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Denise Nogueira Heidrich, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Ciências Domésticas pela UFPEL, graduação em Farmácia e Bioquímica pela UFSC, graduação em Langue et Littérature Françaises pela Universite de Nancy I e mestrado em Biochemical Pharmacology pela University of Southampton (1983) . Atualmente é professor titular da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01