Uma experiência de vida no Projeto Rondon: a extensão universitária como ferramenta de desenvolvimento social

Autores

  • Deise Parula Munhoz Universidade Federal do Rio Grande FURG. Rio Grande/RS
  • Clériston Ribeiro Ramos Universidade Federal do Rio Grande FURG. Rio Grande/RS
  • Andréia Parula Munhoz Faculdade Anhanguera Educacional

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2009v6n8p64

Resumo

 

Iniciado em 1966, sendo reativado somente em 2003, o Projeto Rondon, denominado Rondon neste estudo, é subsidiado pelo Governo Federal. Este artigo diz respeito à participação dos autores na “Operação Rio Grande do Sul 2008” e “Operação Xingu 2008”, respectivamente entre os períodos de fevereiro de 2008 e julho de 2008. Desde sua criação, o Rondon é um projeto de cunho que visa à integração social através da inserção do estudante universitário na realidade do país, visando a promoção da cidadania e do bem estar social – sendo esse o principal objetivo do projeto. Disseminar a informação de natureza educativa; capacitar agentes multiplicadores em áreas específicas, focalizando a cidadania e o desenvolvimento local sustentável, favorecendo as comunidades mais carentes da região na qual o estudante irá atuar são alguns dos objetivos específicos do projeto. Foram realizadas oficinas, com duração média de quatro horas e meia, destinadas à comunidade local e disponibilizados materiais com intuito de instrumentalizar os participantes. Foi possível observar a reação direta do acesso à informação e à cidadania, de forma que o primeiro conceito serve como promoção do segundo. Dentre os resultados, destacam-se a receptividade das comunidades – claramente comprovada pela participação direta nas propostas apresentadas pelos rondonistas; e a experiência de vida oportunizada ao participante do projeto Rondon por meio da integração com a comunidade que resultou no aprendizado além dos “muros” da universidade.

Biografia do Autor

Deise Parula Munhoz, Universidade Federal do Rio Grande FURG. Rio Grande/RS

Formanda do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG/ Rio Grande-RS. Brasil); Participante do Projeto Rondon, operações Xingu e Rio Grande do Sul 2008.

 

Clériston Ribeiro Ramos, Universidade Federal do Rio Grande FURG. Rio Grande/RS

Professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI-FURG/ Rio Grande-RS. Brasil); Bacharel em Biblioteconomia pela FURG.

 

Andréia Parula Munhoz, Faculdade Anhanguera Educacional

Graduando do 6º semestre do curso de graduação em Direito da Faculdade Anhanguera Educacional. (Rio Grande-RS. Brasil).

 

Downloads

Publicado

2009-12-10