Uma experiência de vida no Projeto Rondon: a extensão universitária como ferramenta de desenvolvimento social
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2009v6n8p64Resumo
Iniciado em 1966, sendo reativado somente em 2003, o Projeto Rondon, denominado Rondon neste estudo, é subsidiado pelo Governo Federal. Este artigo diz respeito à participação dos autores na “Operação Rio Grande do Sul 2008” e “Operação Xingu 2008”, respectivamente entre os períodos de fevereiro de 2008 e julho de 2008. Desde sua criação, o Rondon é um projeto de cunho que visa à integração social através da inserção do estudante universitário na realidade do país, visando a promoção da cidadania e do bem estar social – sendo esse o principal objetivo do projeto. Disseminar a informação de natureza educativa; capacitar agentes multiplicadores em áreas específicas, focalizando a cidadania e o desenvolvimento local sustentável, favorecendo as comunidades mais carentes da região na qual o estudante irá atuar são alguns dos objetivos específicos do projeto. Foram realizadas oficinas, com duração média de quatro horas e meia, destinadas à comunidade local e disponibilizados materiais com intuito de instrumentalizar os participantes. Foi possível observar a reação direta do acesso à informação e à cidadania, de forma que o primeiro conceito serve como promoção do segundo. Dentre os resultados, destacam-se a receptividade das comunidades – claramente comprovada pela participação direta nas propostas apresentadas pelos rondonistas; e a experiência de vida oportunizada ao participante do projeto Rondon por meio da integração com a comunidade que resultou no aprendizado além dos “muros” da universidade.
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.