Novas leituras: reflexão e diálogo na experiência de um projeto de extensão

Autores

  • José Claudio Morelli Matos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thais Ferreira Ali UDESC
  • Eduardo Mendes da Silva UDESC
  • Alessandra Barcelos Colégio Jardim Anchieta

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n10p122

Resumo

Este trabalho refere-se a um projeto de Extensão desenvolvido ao longo do ano de 2009, com o título “Novas Leituras”. Constituiu-se de sessões de leitura de textos, segundo a metodologia da leitura crítica e dialogada, com grupos de estudantes de duas escolas de Florianópolis/SC. Seu objetivo foi o desenvolvimento da habilidade de reflexão e discussão crítica, na apropriação de conceitos por meio da leitura. Como seu principal resultado, constatou-se um enriquecimento na capacidade de reflexão e comunicação no público atendido pelo projeto. Abre-se a perspectiva de aprofundar a estrutura teórica e os aspectos metodológicos do projeto, visando à formação do pensamento reflexivo.

Biografia do Autor

José Claudio Morelli Matos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo.

Professor de Filosofia da Educação do Departamento de Ciências Humanas da UDESC.

Thais Ferreira Ali, UDESC

Acadêmica do curso de pedagogia da UDESC, bolsista do programa Civilização em 2009.

Eduardo Mendes da Silva, UDESC

Graduado em Design pela UFSC, acadêmico do curso de Pedagogia da UDESC, professor do Colégio Jardim Anchieta.

Alessandra Barcelos, Colégio Jardim Anchieta

Graduada em Letras pela UFSC, professora do Colégio Jardim Anchieta.

Downloads

Publicado

2010-12-25