Reciclagem de óleos residuais para a produção de sabão no município de Itapetinga-BA
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2012v9n13p106Resumo
O presente estudo teve como objetivo reciclar óleos residuais como uma alternativa ecologicamente viável para a produção de sabão. As amostras foram coletadas em bares, lanchonetes, pastelarias, hotéis e residências da cidade de Itapetinga-BA e conduzidas ao laboratório para análises físico-químicas. Foram testadas treze metodologias, destas selecionaram-se apenas três, considerando as seguintes características: qualidade tecnológica de textura, aparência e pH adequados. Os sabões processados foram submetidos ao teste de aceitação em nove lavanderias comunitárias municipais utilizando questionários para avaliação, julgando os atributos de consistência, espuma, remoção de sujeira e rendimento. Os resultados obtidos revelaram não haver diferença significativa ao nível de 5% de probabilidade entre a aceitação os sabões processados. Assim sendo, a reciclagem de óleos e gorduras é viável e sua utilização deve ser estimulada como uma ferramenta para preservação do meio ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.