Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área da saúde ou aplicações médicas

Autores

  • Thiago Henrique Mata UnB - Universidade de Brasília, FGA - Faculdade UnB Gama
  • André Barros Sales UnB Gama FGA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2012v9n14p44

Resumo


A utilização de bonecos anatômicos virtuais tem conquistado espaço no ensino das ciências de saúde. Sua utilização auxilia no estudo médico de anatomia e na simulação de pacientes com patologias, doenças agudas e traumas. As tecnologias recentes tornaram possível o surgimento de vários bonecos anatômicos virtuais tridimensionais de acesso Web. Realizou-se então, a definição de critérios para a avaliação e escolha destes bonecos com o foco no ensino na área de saúde ou aplicações médicas com o objetivo de auxiliar na escolha do boneco mais adequado conforme cada contexto. Para tal, foram levantados alguns frameworks de avaliação relacionados ao tema e então desenvolvidos os critérios de avaliação e seus níveis de pontuação, até finalmente avaliar os bonecos anatômicos encontrados. Como resultado, foram definidos os critérios de navegabilidade, tridimensionalidade, interatividade e realismo, cada um destes podendo receber pontuação de 0 a 5. Entre os bonecos avaliados, os bonecos BioDigital Human e Anatomography foram os que obtiveram as melhores pontuações ao todo, 16 pontos ou 80%. Mas, caso se utilize de diferentes pesos para os critérios, os bonecos melhores pontuados podem ser outros. No quadro geral, os bonecos apresentaram uma pontuação média de 3,19 pontos ou 63,89% com desvio padrão de 1,51.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Mata, UnB - Universidade de Brasília, FGA - Faculdade UnB Gama

Thiago Henrique Ramos da Mata é Desenvolvedor Web desde 2001 e formou em 2008 em computação pela UnB. Tem a especialidade em PHP e Javascript mas tem experiência com muitas outras linguagens também. Atualmente está fazendo mestrado em engenharia biomédica na UnB FGA e trabalha como coordenador de análise e desenvolve alguns projetos open-source para Web.

André Barros Sales, UnB Gama FGA

2004 - 2006 Pós-Doutorado. Blue Elephant Systems Gmbh. 2000 - 2004 Doutorado em Ciência da Computação. Université Toulouse III Paul Sabatier, UPS, Fran 1999 - 2000 Mestrado em Ciências da Computação

Downloads

Publicado

2012-12-16