Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área da saúde ou aplicações médicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2012v9n14p44Resumen
A utilização de bonecos anatômicos virtuais tem conquistado espaço no ensino das ciências de saúde. Sua utilização auxilia no estudo médico de anatomia e na simulação de pacientes com patologias, doenças agudas e traumas. As tecnologias recentes tornaram possível o surgimento de vários bonecos anatômicos virtuais tridimensionais de acesso Web. Realizou-se então, a definição de critérios para a avaliação e escolha destes bonecos com o foco no ensino na área de saúde ou aplicações médicas com o objetivo de auxiliar na escolha do boneco mais adequado conforme cada contexto. Para tal, foram levantados alguns frameworks de avaliação relacionados ao tema e então desenvolvidos os critérios de avaliação e seus níveis de pontuação, até finalmente avaliar os bonecos anatômicos encontrados. Como resultado, foram definidos os critérios de navegabilidade, tridimensionalidade, interatividade e realismo, cada um destes podendo receber pontuação de 0 a 5. Entre os bonecos avaliados, os bonecos BioDigital Human e Anatomography foram os que obtiveram as melhores pontuações ao todo, 16 pontos ou 80%. Mas, caso se utilize de diferentes pesos para os critérios, os bonecos melhores pontuados podem ser outros. No quadro geral, os bonecos apresentaram uma pontuação média de 3,19 pontos ou 63,89% com desvio padrão de 1,51.
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