Contribuição de um programa de práticas corporais lúdicas na prevenção de doenças cardiovasculares

Autores

  • Geny Aparecida Cantos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Thuani Antunes Corrêa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Albertina Bonetti Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Daiane Wommer Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2012v9n14p73

Resumo


O objetivo deste trabalho foi relatar como um programa de práticas corporais, denominado Vivências Lúdicas do Coração (VLC) contribuiu para melhorar o estilo de vida de um grupo pertencente a uma comunidade universitária. Este projeto foi desenvolvido em parceria com uma equipe multidisciplinar e multiprofissional, que tem trabalhado com prevenção para doenças cardiovasculares, sendo esta mais uma possibilidade de prevenção e reabilitação. No ano de 2011, participaram deste programa 22 pessoas, sendo que esses encontros foram realizados três vezes por semana, com duração de uma hora. A metodologia foi centrada no prazer, no lúdico possibilitando as pessoas realizarem movimentos, estimulando o desenvolvimento da criatividade. Ao longo do ano foram realizadas brincadeiras e pequenas gincanas com balões, bambolês, cordas, bolas, bastões e outros materiais. Essas brincadeiras melhoraram a agilidade, o equilíbrio e a coordenação motora dos participantes; variados exercícios localizados e alongamentos também foram incluídos e estes foram muito importantes para desenvolver uma boa flexibilidade. Algumas vezes foram realizadas caminhadas, o que ajudou na melhora do condicionamento físico. Conclui-se que este programa ocupou um espaço terapêutico de grande importância, abrindo um campo rico de oportunidades para o tratamento e recuperação dos seus integrantes, pois as pessoas criaram melhores condições físicas, mentais e sociais, e desfrutaram de uma melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Geny Aparecida Cantos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Doutora do Departamento de Análise Clínicas do Curso de Farmácia, associada 4 e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Assistência à Dislipidemia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (NIPEAD-HU-UFSC).

Thuani Antunes Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Acadêmica de Extensão do Curso de Farmácia da UFSC

Albertina Bonetti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Doutora do Departamento de Educação Física e participante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Assistência à Dislipidemia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (NIPEAD-HU-UFSC).

Daiane Wommer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Aluna de Extensão do Departamento de Educação Física da UFSC

Downloads

Publicado

2012-12-16