Ações extensionistas do Projeto Rondon no município de Rondon do Pará: um olhar sobre as ciências dos alimentos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p12Resumo
Com o objetivo de despertar a cultura do não desperdício e elucidar conceitos relacionados às Ciências dos Alimentos na população de Rondon do Pará, foram realizadas duas ações. A “Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos”, de caráter teórico-prático, teve carga horária de 4 horas por edição, contou com quatro edições e distribuição de apostilas referentes ao tema e elaboração de diferentes receitas. A ação “Conceitos Alimentares”, de caráter teórico, teve carga horária de 1 hora, contou com 6 palestras e distribuição de folhetos informativos com temas acadêmicos referentes às Ciências dos Alimentos. As ações ocorreram durante os dias 20 a 31 de julho de 2015, impactando um total de 360 habitantes do município. Concluiu-se que as ações foram efetivas no tocante ao empoderamento e capacitação de agentes multiplicadores e lideranças locais, conceitos-chave do Projeto Rondon. Entretanto, uma maior participação da Prefeitura do município na divulgação do Projeto seria de grande relevância.
Referências
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE. Demanda Mundial por Alimentos. Disponível em <http://www.cnt.org.br/Paginas/Economia-em-foco.aspx>. Acesso em: 10 ago. 2015.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. O papel dos bancos de alimentos na redução do desperdício de alimentos. Disponível em < http://www.mds.gov.br/backup/teste/seguranca-alimentar-e-nutricional-san/banco-de-alimentos/i-seminario-tecnico-do-programa-banco-de alimentos>. Acesso em: 10 ago. 2015.
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ. Graduação em Ciências dos Alimentos. Disponível em <http://www4.esalq.usp.br/graduacao/cursos>. Acesso em: 10 ago. 2015.
FAO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA. Pérdidas y desperdicios de alimentos em América Latina y el Caribe. Disponível em <http://www.fao.org/3/I4655S.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2015.
ONG BANCO DE ALIMENTOS. Por que aproveitar integralmente? Disponível em <http://www.bancodealimentos.org.br/alimentacaosustentavel/aproveitamento-integral-dos-alimentos>. Acesso em: 10 ago. 2015.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados geográficos e estatísticos referentes ao município de Rondon do Pará – PA. Disponível em <http://cod.ibge.gov.br/23LFK>. Acesso em: 10 ago. 2015.
MD - MINISTÉRIO DA DEFESA. Projeto Rondon: lição de vida e de cidadania. Disponível em <http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/>. Acesso em: 10 ago. 2015.
MENTEN, J.O. Projeto Rondon e Desenvolvimento Sustentável. Disponível em < http://agriculturasustentavel.org.br/artigos/projeto-rondon-e-desenvolvimento-sustentavel>. Acesso em: 10 ago. 2015.
PROGRAMA ALIMENTOS SEGUROS. Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Aproveitamento Integral dos Alimentos. Rio de Janeiro: SESC/DN, 2003. 45 pág. (Mesa Brasil SESC Segurança Alimentar e Nutricional).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.