Os desafios e o aprendizado do professor coordenador: duas operações, dois desafios diferentes

Autores

  • Fernando Eduardo Kerschbaumer Centro Universitário Internacional - Uninter
  • Claudia Patricia Garcia Pampolini Centro Universitário Internacional - Uninter Brasil
  • Alexandre Dullius Instituto Federal do Paraná
  • Erick Renan Xavier de Oliveira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p65

Palavras-chave:

Duas operações, Aprendizado, Professor coordenador

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar como duas operações do Projeto Rondon podem contribuir de modo diferente ao aprendizado do docente, bem como os desafios encontrados para a atuação. A metodologia empregada para demonstração é a descrição ou relato das experiências com a coordenação de equipes nas operações Jenipapo e Bororos realizadas no ano de 2015. Diversas similaridades ocorrem entre as operações citadas, no entanto tanto a administração pública quanto as pessoas que compõem a equipe rondonista apresentam diferenças de expectativa e comportamento, o que leva a concluir que para o professor coordenador também há um grande aprendizado com a experiência na participação de mais de uma Operação do Projeto Rondon.

Biografia do Autor

Fernando Eduardo Kerschbaumer, Centro Universitário Internacional - Uninter

Congressista Rondon

Claudia Patricia Garcia Pampolini, Centro Universitário Internacional - Uninter Brasil

Congressista Rondon

Alexandre Dullius, Instituto Federal do Paraná

Congressista Rondon

Erick Renan Xavier de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Congressista Rondon

Referências

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

BERNARDO, E.S. In: ANPED. Sociedade, Democracia e Educação: Qual Universidade? Um olhar sobre a formação continuada de professores em escolas organizadas no Regime de ensino em ciclo(s). Caxambu, 2004.

DIAS, S. de B. A. Gestão de Cursos de Graduação: desafios, perspectivas e inovações. Estudos, v. 42, n. 1, p. 57-65, 2015.

MOITA, F.M.G.S.; ANDRADE, F.C.B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 41, p. 269-393, maio-ago., 2009.

SEVERINO, A. J. Formação e atuação de professores: dos seus fundamentos éticos. In: SEVERINO, Francisca (Org.). Ética e formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011, p. 130-149.

Downloads

Publicado

2016-04-07