Vivências e estágios na realidade do SUS (VER-SUS) e a formação profissional em saúde: relato de experiência

Autores

  • Aldair Weber Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Larissa Hermes Thomas Tombini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Liane Colliselli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cristiane Carla Albrecht Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Leonardo Macari Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabrine Maria Fávero Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n23p112

Resumo

O presente relato traz as experiências de acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, viventes do Projeto “Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde - VER-SUS Oeste Catarinense”. A vivência na realidade do Sistema Único de Saúde na região oeste catarinense ocorreu a partir de um processo de imersão total (teórica e prática) dentro dos sistemas municipais e regional de saúde, no primeiro semestre de 2014, de forma interdisciplinar e multiprofissional. Descreve processos de reflexão e aprendizagem (re)construídas durante o período, entre eles: construção da mandala, trilha dos sentidos, princípios e diretrizes do SUS, educação popular em saúde, vivências na realidade do SUS e cenários sociais. Ressalta-se que o VER-SUS/Oeste Catarinense é significativo na formação profissional e cidadã.

 

Biografia do Autor

Aldair Weber, Universidade Federal da Fronteira Sul

Técnico Agrícola com ênfase em Agropecuária pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia com Estágio Curricular Externo Supervisionado e Obrigatório realizado na Embrapa Suínos e Aves - CNPSA/Concórdia. Atualmente é graduando em Enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão, Cuidado e Educação em Saúde e Enfermagem GEPEGECE, com ênfase em Políticas Públicas e Gestão em Saúde.

Larissa Hermes Thomas Tombini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente atua como Professora Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó. 

Liane Colliselli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (1987), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fronteira Sul, campus Chapecó

Cristiane Carla Albrecht, Universidade Federal da Fronteira Sul

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

Leonardo Macari, Universidade Federal da Fronteira Sul

Formação no ensino profissional de nível técnico em Segurança do Trabalho pela instituição SENAI de Chapecó/SC. Entre o período de 2013/2014 foi discente do curso de graduação em Enfermagem, na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/SC.

Fabrine Maria Fávero, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica da oitava fase do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó - SC.

Downloads

Publicado

2016-09-30