Cursos e profissões: conhecendo possibilidades para a escolha profissional

Autores

  • Fernanda Zatti Câmpus Erechim, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Cristiane Câmara Câmpus Erechim, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Régis Nogara dos Reis Câmpus Erechim, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Silvia Lethicia Frandolozo Câmpus Erechim, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Larissa Brand Back Câmpus Erechim, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n23p16

Palavras-chave:

Formação Profissional, Extensão Universitária, Escolhas Profissionais

Resumo

O trabalho apresenta reflexões sobre um projeto de extensão realizado em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado na região norte do Rio Grande do Sul. O referido projeto objetivou fornecer aos estudantes concluintes do ensino médio da rede estadual de ensino do município informações sobre os cursos ofertados pela instituição, visando auxiliá-los no processo de escolha profissional e reduzir índices de evasão relacionados à falta de conhecimento do curso escolhido. Participaram da ação oito das nove escolas definidas como público-alvo, totalizando 459 estudantes. O projeto oportunizou espaços para reflexão e qualificação do processo de escolha profissional, colocando em pauta cursos, possibilidades de formação e carreiras profissionais. A partir da análise do público atingido e das informações obtidas por meio do questionário de avaliação, é possível depreender que houve a interação esperada entre a instituição e a comunidade, de modo que as respostas dos participantes remetem ao alcance dos objetivos propostos.Acredita-se que as ações desenvolvidas ampliaram o conhecimento local da instituição e possibilitaram maior congruência entre as concepções e expectativas dos estudantes e a realidade dos cursos ofertados, favorecendo escolhas mais conscientes e consequentemente maior adequação e satisfação com o curso e com a profissão escolhida. 

Biografia do Autor

Fernanda Zatti, Câmpus Erechim, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Psicóloga no IFRS - Câmpus Erehim. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho e em Psicopedagogia.

Cristiane Câmara, Câmpus Erechim, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Pedagoga no IFRS - Câmpus Erechim, especialista em Educação Especial e Inclusiva.

Régis Nogara dos Reis, Câmpus Erechim, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Assistente de Alunos no IFRS - Câmpus Erechim, Pegagogo e cursando especialização em Organização do Trabalho Pedagógico

Silvia Lethicia Frandolozo, Câmpus Erechim, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Assistente Social no IFRS - Câmpus Erechim, especiliaista em Abrodagem Sociojurídica da Família

Larissa Brand Back, Câmpus Erechim, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Assistente Social no IFRS - Câmpus Erechim, especialista em Proteção de Direitos e Trabalho e em Educação Integral

Downloads

Publicado

2016-09-30