Cursos e profissões: conhecendo possibilidades para a escolha profissional

Fernanda Zatti, Cristiane Câmara, Régis Nogara dos Reis, Silvia Lethicia Frandolozo, Larissa Brand Back

Resumo


O trabalho apresenta reflexões sobre um projeto de extensão realizado em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado na região norte do Rio Grande do Sul. O referido projeto objetivou fornecer aos estudantes concluintes do ensino médio da rede estadual de ensino do município informações sobre os cursos ofertados pela instituição, visando auxiliá-los no processo de escolha profissional e reduzir índices de evasão relacionados à falta de conhecimento do curso escolhido. Participaram da ação oito das nove escolas definidas como público-alvo, totalizando 459 estudantes. O projeto oportunizou espaços para reflexão e qualificação do processo de escolha profissional, colocando em pauta cursos, possibilidades de formação e carreiras profissionais. A partir da análise do público atingido e das informações obtidas por meio do questionário de avaliação, é possível depreender que houve a interação esperada entre a instituição e a comunidade, de modo que as respostas dos participantes remetem ao alcance dos objetivos propostos.Acredita-se que as ações desenvolvidas ampliaram o conhecimento local da instituição e possibilitaram maior congruência entre as concepções e expectativas dos estudantes e a realidade dos cursos ofertados, favorecendo escolhas mais conscientes e consequentemente maior adequação e satisfação com o curso e com a profissão escolhida. 


Palavras-chave


Formação Profissional; Extensão Universitária; Escolhas Profissionais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n23p16



Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1807-0221.