Cidadania e inclusão: desafios para a formação docente

Autores

  • Hiata Anderson Nascimento Instituto Federal do Espírito Santo/Ifes
  • Alex Canal Freitas Instituto Federal do Espírito Santo
  • Alexandre Fraga de Araújo Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p128

Resumo

Trata-se de uma reflexão acerca dos desafios colocados pela educação inclusiva à formação docente. A análise resultou de um curso de formação continuada realizado no Instituto Federal do Espírito Santo, com 15 professores/as da rede municipal da cidade de Barra de São Francisco/ES, no ano de 2015. A intenção era oferecer aos docentes do ensino fundamental, ferramentas conceituais que os habilitassem a elaborar projetos de educação inclusiva em seus espaços de trabalho, bem como fomentar um olhar ‘desnaturalizador’ acerca dos processos de exclusão social. Ao final do curso ficou evidenciada necessidade de se investir em percursos formativos que salientem a centralidade da empatia como o afeto que pavimenta o reconhecimento da humanidade dos que se encontram fora dos padrões de normalidade.

Biografia do Autor

Hiata Anderson Nascimento, Instituto Federal do Espírito Santo/Ifes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor D I no Instituto Federal do Espírito Santo, campus de Barra de São Francisco/ES e membro-conselheiro da Comissão de Ética dos/as Servidores/as do Ifes. Possui interesses nas seguintes áreas temáticas: Teoria Sociológica Clássica (Durkheim, Weber e Marx); Ética; Religiões e Política na contemporaneidade; Gênero e Sexualidade, bem como na interface entre as Ciências Sociais e Saúde.

Alex Canal Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduado em Direito (2011), pós-graduado em Direito Processual Civil (2013) e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais (2015) pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria e Filosofia do Direito e Direito Público. Advogado e Professor de Direito no Instituto Federal do Espírito Santo - IFES.

Alexandre Fraga de Araújo, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo desde 2010, possui graduações em Ciência da Computação e Pedagogia, e possui as seguintes pós-graduações: Designer Instrucional para EAD; Planejamento, Implementação e Gestão da EAD e em Pedagogia da Alternância. É Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como Coordenador do curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), campus de Cachoeiro de Itapemirim. Atualmente é professor do Campus Barra de São Francisco - ES. Tem experiência na área de Novas tecnologias, com ênfase em modelagem de dados, informática na educação, ensino a distância e pedagogia da alternância.

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo:Companhia das Letras, 2000.

ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo:Companhia das Letras, 2004.

ARENDT, Hannah. A condição Humana. Rio de Janeiro:Forense Universitária, 2010.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 2003.

CARRARA, Sérgio et al. Gênero e diversidade na escola: trajetórias e repercussões de uma política pública inovadora. Rio de Janeiro:Cepesc, 2011.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro:Graal, 2000.

FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte:Editora Autêntica, 2013.

XAVIER, Giseli Perelide Moura; CANEN, Ana. Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro. Pro-Posições, Campinas, v. 19, n. 3, p. 225-242, Dec. 2008.

Downloads

Publicado

2016-12-23