Diagnóstico nutricional e elaboração de material didático para educação nutricional de escolares
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p49Resumo
Objetivou-se avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar de escolares, e a partir desse diagnóstico, elaborar um plano de ação organizado em um material didático para a educação nutricional de escolares no ambiente escolar. O estado nutricional foi avaliado pelo índice de massa corporal e o consumo alimentar através do Questionário do Consumo Alimentar e Atividade Física de Escolares (webCAAFE). Entre março e novembro de 2014, 640 escolares de 7 a 10 anos da rede pública de Florianópolis foram avaliados, sendo observados 20% de sobrepeso, 13% de obesidade e elevado consumo de alimentos não saudáveis. O material didático organizado em uma cartilha abordou oito temáticas, estruturada com texto de apoio ao professor, exemplo de aula dialogada, texto de apoio ao aluno e atividades lúdico-educativas. Espera-se que a cartilha contribua para o incremento das ações de educação nutricional e auxilie na promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
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