Educação infantil e gestão: abordagens teóricas sobre legislação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n26p12Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar as abordagens teóricas referentes à creche e gestão, considerando a Educação Infantil para diferentes públicos, como as crianças e bebês na perspectiva da infância. De abordagem qualitativa, esta pesquisa é bibliográfica, refletindo sobre os documentos oficiais que versam sobre o tema. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu por meio de análise da legislação educacional, iniciando pela Constituição Federal (CF), Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e Plano Nacional de Educação (PNE). Os resultados apontam para uma legislação generalista, que permite certa autonomia na educação. Contudo, existe a necessidade de aprofundamento de estudos teóricos e práticos sobre a realidade das instituições que dela se ocupam para que seja possível oferecer educação de qualidade e que atenda às necessidades do público destas instituições.
Referências
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2010.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL, Ministério da Educação. História. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2:historia&catid=97:omec&Itemid=171>. Acesso em: 31 ago. 2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em 20 jul. 2015.
BRASIL, Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 20 jul. 2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Planejando a Próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Disponível em: < http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em 20 jul. 2015.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
SANTANA, A. E. PNE: 10 perguntas para tirar suas dúvidas sobre o Plano Nacional de Educação. 2014. Portal EBC. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/educacao/2014/07/entenda-o-pne>. Acesso em: 22 jul. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.