Oceano para todos, uma visão diferente da Oceanografia

Autores

  • Bruna Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Cirello Alves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Decker Sardinha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kely Paula Salvi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mateus dos Santos Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marinez Scherer Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n26p65

Palavras-chave:

Oceanografia, Deficiência Visual, Associação Catarinense para Integração do Cego

Resumo

A oceanografia é uma ciência recente e seus métodos de ensino são limitados, não atingindo diferentes públicos e suas respectivas restrições de aprendizagem. O projeto de extensão “Oceano para todos”, executado entre março e julho de 2016, realizou uma vivência em oceanografia para integrantes idosos da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) em Florianópolis (SC). Para tanto, criou-se uma metodologia com o intuito de transmitir o conhecimento referente a assuntos relacionados à oceanografia em seus aspectos biológicos, geológicos, químicos e físicos, para deficientes visuais. Durante a execução da vivência, assim como na criação da metodologia, foram apresentadas as problemáticas de origem antrópica que envolvem o ambiente marinho costeiro. 

Biografia do Autor

Bruna Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Discente do curso de Oceeanografia UFSC

Fernanda Cirello Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Discente do curso de Oceeanografia UFSC

Gabriela Decker Sardinha, Universidade Federal de Santa Catarina

Discente do curso de Oceeanografia UFSC

Kely Paula Salvi, Universidade Federal de Santa Catarina

Discente do curso de Oceeanografia UFSC

Mateus dos Santos Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Discente do curso de Oceeanografia UFSC

Marinez Scherer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doscente do curso de Oceeanografia UFSC

Referências

WHO. Fact sheet N°213. Blindness: Vision 2020 - The Global Initiative for the Elimination of Avoidable Blindness. 2016. Disponível em < http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs213/en/#> . Acesso em: 01. ago. 2016.

FRASER, Kate. Oceanography for the visually impaired: a scientific collaboration helps visually impaired students explore oceanography firsthand. The Science Teacher 75.3 (2008): 28.Academic OneFile.

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Publicado

2017-11-09