Educação permanente em saúde: uma experiência do projeto “Bioética pelas Lentes do Cinema”
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n26p97Resumo
Este trabalho objetivou refletir e compartilhar a experiência de educação permanente com estudantes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Bioética Narrativa. O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva/UFSC realizou no segundo semestre de 2016 o projeto de extensão “Bioética pelas Lentes do Cinema”, em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal, ofertando-o para 47 profissionais residentes. Utilizou-se o cinema como recurso pedagógico para disparar a problematização da realidade e ancoragem dos argumentos de reflexão, construindo-se um espaço pedagógico de ensino-aprendizagem na aproximação do vivenciado no filme e o racionalizado em conjunto. Considerou-se que o projeto contribuiu significativamente para formação dos residentes e membros do Núcleo, especificamente, no desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva. Também permitiu evidenciar como a racionalidade narrativa auxilia a tomada de decisão frente às problemáticas éticas presentes no cotidiano do trabalho em saúde.
Referências
DOMINGO, Tomás. Bioética y Cine: De la narración a la deliberación. Madrid: San Pablo, 2011.
DOMINGO, Tomás; FEITO, Lydia. Bioética narrativa. Madrid: Escolar y Mayo, 2013.
FINKLER, Mirelle; CAETANO, João Carlos; RAMOS, Flávia Regina. O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação ética. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.16, n.43, p.981-93, out./dez., 2012.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estética. Rev. Bras. Educ., v.14, n.40, p.93-102, abr 2009.
GRACIA, Diego. Fudamentacion y enseñanza de la bioetica. Buho: Bogotá, 2000.
______. Como arqueros al blanco: estudios de bioética. Madrid: Triacastela; 2004.
MARTÍNEZ, Miquel Martínez; ESTRADA, María Rosa Buxarrais; BARA, Francisco Esteban. La universidad como espacio de aprendizaje ético. Rev. Iberoam. Educ., n.29, p. 17-42, 2002.
MERCADÉ, Antonio Blanco. Bioética clínica y narrativa cinematográfica. Rev. Med Cine., n.1, p.77-81, 2005.
NAMEN, Fatima.; GALAN Jr., João. Reflexões sobre a educação de profissionais da área de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v.16, spl.1, p. 1611-19, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.