Resultados do planejamento estratégico situacional em uma central de abastecimento farmacêutico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p108Resumo
Historicamente, a união entre ensino e serviço mostra-se vantajosa para os dois setores envolvidos, o primeiro por propiciar campo de atividade prática a seus discentes e o segundo por se beneficiar das inovações e discussões teóricas que enriquecem a prática. Adicionalmente, a incorporação de ferramentas de Gestão da Qualidade na Assistência Farmacêutica tem sido incentivada e fomentada no Sistema Único de Saúde através de programas que buscam a melhoria dos serviços ofertados aos usuários do sistema. Neste relato de experiência utilizou-se o Planejamento Estratégico Situacional (PES) proposto por Carlos Matus (1993) e adaptado por Veber et al (2011). Determinou-se como local/foco de atuação a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e como problema as condições precárias de infraestrutura. As causas e consequências foram determinadas e analisadas perante as quatro etapas do PES: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Durante a realização do trabalho, mudanças significativas ocorreram no serviço com relação direta ou não ao projeto, dentre as mudanças destacam-se: aquisição pela Instituição de Ensino de pallets de material plástico para armazenamento adequado de medicamentos e a mudança da CAF para local com estrutura física e condições adequadas para o armazenamento de medicamentos. Resultados positivos foram obtidos através da parceria entre Universidade e serviço, como a melhoria das condições técnicas de trabalho e de armazenamento de medicamentos, beneficiando o usuário que recebe medicamentos de qualidade e o discente do curso de farmácia com um campo de estágio/prática de qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.