Resultados do planejamento estratégico situacional em uma central de abastecimento farmacêutico

Autores

  • Aisser Mota Mauad Jr Universidade Federal de São João Del Rei
  • Aline Resende Oliveira Universidade Federal de São João Del Rei
  • Thais Bueno Enes dos Santos Secretaria de Saúde de Divinópolis
  • André de Oliveira Baldoni Universidade Federal de São João Del Rei
  • Cristina Sanches Giraud Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p108

Resumo

Historicamente, a união entre ensino e serviço mostra-se vantajosa para os dois setores envolvidos, o primeiro por propiciar campo de atividade prática a seus discentes e o segundo por se beneficiar das inovações e discussões teóricas que enriquecem a prática. Adicionalmente, a incorporação de ferramentas de Gestão da Qualidade na Assistência Farmacêutica tem sido incentivada e fomentada no Sistema Único de Saúde através de programas que buscam a melhoria dos serviços ofertados aos usuários do sistema. Neste relato de experiência utilizou-se o Planejamento Estratégico Situacional (PES) proposto por Carlos Matus (1993) e adaptado por Veber et al (2011). Determinou-se como local/foco de atuação a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e como problema as condições precárias de infraestrutura. As causas e consequências foram determinadas e analisadas perante as quatro etapas do PES: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Durante a realização do trabalho, mudanças significativas ocorreram no serviço com relação direta ou não ao projeto, dentre as mudanças destacam-se: aquisição pela Instituição de Ensino de pallets de material plástico para armazenamento adequado de medicamentos e a mudança da CAF para local com estrutura física e condições adequadas para o armazenamento de medicamentos. Resultados positivos foram obtidos através da parceria entre Universidade e serviço, como a melhoria das condições técnicas de trabalho e de armazenamento de medicamentos, beneficiando o usuário que recebe medicamentos de qualidade e o discente do curso de farmácia com um campo de estágio/prática de qualidade. 

Biografia do Autor

Aisser Mota Mauad Jr, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduação em Farmácia em andamento.

Aline Resende Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), com habilitação em Análises Clínicas (2002) e habilitação em Indústria (2003). Especialista em Farmacologia:Atualizações e novas perspectivas pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é responsável pela Central de Abastecimento Farmacêutico da Prefeitura Municipal de Divinópolis e atua como preceptora do curso de Farmácia da Universidade Federal de São João Del Rey-Campus Divinópolis.

Thais Bueno Enes dos Santos, Secretaria de Saúde de Divinópolis

Mestre em Ciências da Saúde, área de concentração Saúde Coletiva na Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Centro Oeste (CCO). Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e em Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (2003) com habilitação em Fármacos e Medicamentos - Farmácia Industrial (2004). Atua como Gerente da Assistência Farmacêutica da Prefeitura Municipal de Divinópolis e coordenadora do Comitê Científico de Seleção, Padronização e Estudos de Utilização de Medicamentos. Participa do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (NEPeFaC) da UFSJ. Atua como professora do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras - Divinópolis. Atua como preceptora do curso de Farmácia da Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Centro Oeste.

André de Oliveira Baldoni, Universidade Federal de São João Del Rei

Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), campus Divinópolis-MG.Graduado em Farmácia, modalidade Análises Clínicas, pela Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG) em 2006. Mestrado (2010) e Doutorado (2013) em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) (2010), na área de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica. 

Cristina Sanches Giraud, Universidade Federal de São João Del Rei

Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del Rei, possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), especialização em Farmácia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Pós graduação pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Fármacos e Medicamentos na área de Farmacocinética Clínica.

Downloads

Publicado

2018-04-23