Pet vigilância em saúde: relato de uma experiênica na extensão universitária

Autores

  • Elis Ângela Batistella Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p161

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a experiência vivenciada no programa de extensão PET vigilância em saúde, desenvolvido entre 2010 a 2012 na Universidade Federal de Santa Catarina. Foram planejados encontros semanais para debates em saúde no início do projeto, além de atividades práticas a serem realizadas fora da universidade. As atividades na universidade consistiram de dinâmicas de grupo, apresentações e debates e o trabalho de campo deu-se por meio do acompanhamento do processo dos serviços no Laboratório Central e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. A transdisciplinaridade e o compartilhamento de saberes entre estudantes do Centro de Ciências da Saúde com os serviços acompanhados foram evidentes. Esta experiência oportunizou uma troca de conhecimentos para além da sala de aula tanto com relação aos conceitos de saúde quanto para o processo de trabalho nas esferas da vigilância em saúde.  

Biografia do Autor

Elis Ângela Batistella, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação sanduíche em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Brasil) e Universidade de Toronto (UofT, Canadá). Mestrado em andamento na área de concentração de Diagnóstico Bucal na Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SÁUDE. La enseñanza de la odontologia. Genebra: OMS. (Série Informes Técnicos). 1962. 244 p.

PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão, Minas Gerais, v. 1, n. 1, p.5-23, jul. 2013.

QUEIROZ, Maria Goretti; DOURADO, Luiz Fernandes. O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, n.4, out.-dez. 2009, p.1011-1026.

SERRANO, Rossana Maria Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. 2008. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf>. Acesso em 30. mai. 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-23