Pet vigilância em saúde: relato de uma experiênica na extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p161Resumo
O objetivo deste artigo é relatar a experiência vivenciada no programa de extensão PET vigilância em saúde, desenvolvido entre 2010 a 2012 na Universidade Federal de Santa Catarina. Foram planejados encontros semanais para debates em saúde no início do projeto, além de atividades práticas a serem realizadas fora da universidade. As atividades na universidade consistiram de dinâmicas de grupo, apresentações e debates e o trabalho de campo deu-se por meio do acompanhamento do processo dos serviços no Laboratório Central e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. A transdisciplinaridade e o compartilhamento de saberes entre estudantes do Centro de Ciências da Saúde com os serviços acompanhados foram evidentes. Esta experiência oportunizou uma troca de conhecimentos para além da sala de aula tanto com relação aos conceitos de saúde quanto para o processo de trabalho nas esferas da vigilância em saúde.
Referências
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SÁUDE. La enseñanza de la odontologia. Genebra: OMS. (Série Informes Técnicos). 1962. 244 p.
PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão, Minas Gerais, v. 1, n. 1, p.5-23, jul. 2013.
QUEIROZ, Maria Goretti; DOURADO, Luiz Fernandes. O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, n.4, out.-dez. 2009, p.1011-1026.
SERRANO, Rossana Maria Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. 2008. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf>. Acesso em 30. mai. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.