Pet vigilância em saúde: relato de uma experiênica na extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p161Resumo
O objetivo deste artigo é relatar a experiência vivenciada no programa de extensão PET vigilância em saúde, desenvolvido entre 2010 a 2012 na Universidade Federal de Santa Catarina. Foram planejados encontros semanais para debates em saúde no início do projeto, além de atividades práticas a serem realizadas fora da universidade. As atividades na universidade consistiram de dinâmicas de grupo, apresentações e debates e o trabalho de campo deu-se por meio do acompanhamento do processo dos serviços no Laboratório Central e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. A transdisciplinaridade e o compartilhamento de saberes entre estudantes do Centro de Ciências da Saúde com os serviços acompanhados foram evidentes. Esta experiência oportunizou uma troca de conhecimentos para além da sala de aula tanto com relação aos conceitos de saúde quanto para o processo de trabalho nas esferas da vigilância em saúde.
Referências
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SÁUDE. La enseñanza de la odontologia. Genebra: OMS. (Série Informes Técnicos). 1962. 244 p.
PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão, Minas Gerais, v. 1, n. 1, p.5-23, jul. 2013.
QUEIROZ, Maria Goretti; DOURADO, Luiz Fernandes. O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, n.4, out.-dez. 2009, p.1011-1026.
SERRANO, Rossana Maria Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. 2008. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf>. Acesso em 30. mai. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Extensio o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico, não sendo permitido o uso para fins comerciais. Caso sejam realizadas adaptações, transformações ou criações a partir do material, estas deverão ser distribuídas sob a mesma licença.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Extensio, em conformidade com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
