Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução de tecnologias para cegos com base na interação social
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p203Resumo
O projeto “Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução de tecnologias para cegos com base na interação social” objetiva desenvolver com os alunos e professores das engenharias e licenciaturas do campus UFSC/Blumenau, uma proposta de intervenção para o desenvolvimento de tecnologias para cegos pautada na interação sociotécnica. Alunos, professores, associados e profissionais da Associação de Cegos do Vale do Itajaí, desenvolvem atividades e estratégias que resultem em tecnologias desenvolvidas em coprodução. Como primeiros resultados a serem compartilhados, temos a coprodução de uma vestimenta para o coral e para o time de golbol, aulas de informática e a repaginação conjunta do brechó da instituição.
Referências
BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Tecnologia e Educação, RS: Porto Alegre, 2013.
BUENO, Rafael Giglio. Tecnologia Assistiva como política pública: inclusão na agenda de pesquisa e coprodução com o usuário. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2016. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321437.
CATÁLOGO NACIONAL DE PRODUTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA. Disponível em: <http://assistiva.mct.gov.br/>. Acesso em: 01 de fevereiro de 2018.
CHELLA, Marco Tulio et. all. Modelos e abordagens de projeto para o desenvolvimento de tecnologias assistivas. Revista Gestão & Conexões. Vitória (ES), v. 3, n. 1, jan./jun. 2014.
MOURA, D. G e BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2006.
THIOLLENT, M. J. M. Metodologia de Pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Extensio o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico, não sendo permitido o uso para fins comerciais. Caso sejam realizadas adaptações, transformações ou criações a partir do material, estas deverão ser distribuídas sob a mesma licença.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Extensio, em conformidade com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
