Educação ambiental no ensino médio: preservação, conscientização e busca pelo conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p64Resumo
Objetivou-se com esse trabalho, abordar a educação ambiental no ensino médio, estimulando a preservação, conscientização e busca pelo conhecimento, através da problematização de temáticas ambientais locais. Realizou-se um Painel com a temática: “Impacto da agropecuária no meio ambiente em Itaqui - RS”, em que foram proferidas palestras técnicas e educativas para alunos do ensino médio, em três escolas estaduais do município de Itaqui/RS, abordando os seguintes temas: “arenização”, “impacto do uso de agrotóxicos na lavoura arrozeira”, “casca de arroz” e “desperdício de alimentos”. Os resultados obtidos mostraram que 34 a 56% dos entrevistados não conheciam os assuntos e 95 a 100% afirmaram que a comunidade deveria ter conhecimento sobre os temas, por serem os principais problemas ambientais da região. Os alunos participaram com questionamentos referentes aos temas abordados durante e após as apresentações, obtendo conhecimento mais amplo sobre conservação e preservação do meio ambiente e sobre a realidade do município.
Referências
ABREU, E.S.; SIMONY, R.F.; DIAS, D.H.S.; RIBEIRO, F.R.O. Avaliação do desperdício alimentar na produção e distribuição de refeições de um hospital de São Paulo. Revista Simbio-Logias, v.5, n.7, p.42-50, 2012.
AB’SABER, A.N. (Re)conceituando educação ambiental. In: MAGALHÃES, L.E. A questão ambiental. 1. ed. São Paulo: Terra Graph, 1994.
AZEVEDO, D.S.; FERNANDES, K.L.F. Educação Ambiental na Escola: um estudo sobre os saberes docentes. Educação em foco, v.14, n.2, p.95-119, 2010.
BERTÊ, A.M.A.. Problemas ambientais no Rio Grande do Sul. In: VERDUM, R.; BASSO, L.A.; SUERTEGARAY, D.M.A. (Org.). Rio Grande do Sul: paisagens e territórios em transformação. Porto Alegre: UFRGS, 2004. p.61-70.
BOSA, C.R.; TESSER, H.C.B. Desafios da educação ambiental nas escolas municipais do município de Caçador – SC. Revista Monografias Ambientais – REMOA, v.14, n.2, p.2996 – 3010, 2014.
CECHIN, J.; IBDAIWI, T.K.R.; ALMEIDA, D.M; COSTA, V.M.F.; LOPES, L.F.D.; SANTOS, R.C.T. O processo de reutilização da casca do arroz: um estudo de caso na empresa J. Fighera & cia. Ltda. Revista Eletronica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET, v.17, n.17, p.3293 – 3305, 2013.
EFFTING, T.R. Educação ambiental nas escolas públicas: realidade e desafios. Monografia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus de Marechal Cândido Rondon, Marechal Cândiso Rondon, 2007.
FREITAS, N.T.A; MARIN, F.A.D.G. Educação ambiental e água: concepções e práticas educativas em escolas municipais. Nuances: estudos sobre Educação, v.26, n.1, p.234-253, 2015.
FLORIANO JUNIOR, M. B. Programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar – PRONAF e seu desenvolvimento no município de Itaqui – RS. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, Porto Alegre, 2011.
GOULART, R.M.M. Desperdício de alimentos: um problema de saúde pública. Integração, n.54. p.285-288, 2008.
KONDRAT, H; MACIEL, M.D. Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade. Revista Brasileira de Educação, v.18, n.55, p.825-1058, 2013.
MANCHUR, J.; SURIANI, A.L.A.; CUNHA, M.C. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão, v.9, n.2, p.334-341, 2013.
MEDEIROS, A.B; MENDONÇA, J.M.J.S.L; SOUSA, G.L.; OLIVEIRA, I.A. Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, p.1-17, 2011.
MENDES, A.M.B. Extensão universitária: entenda e estenda a importância dessa ideia. In: X JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX, 2010. Recife. Resumos... Pernambuco: UFRPE, 2010.
MOLINA, M.A legitimidade do conflito: onde nasce o novo direito. In: MOLINA, M. (org.) Curso de Extensão Universitária: Introdução Crítica ao Direito Agrário. Brasília: UnB, 2001.
RIBEIRO, J. C. C.; VERDUM, R. Arenização: visão e práticas dos técnicos e gestores no sudoeste do Rio Grande Do Sul. Para Onde!?, v.7, n.2, p.01-10, 2013.
RICARTE, M.P.R.; Fé, M.A.B.M.; Santos, I.H.V.S.; Lopes, A.K.M. Avaliação do desperdício de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição, Institucional de Fortaleza- CE. Saber Científico, v.1, n.1, p.158-175, 2008.
SANTOS, E.T.A. Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio. Monografia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.
SILVA, D.R.O.; AVILA, L.A.; AGOSTINETTO, D.; MAGRO, T.D.; OLIVEIRA, E.; ZANELLA, R.; NOLDIN, J.A. Monitoramento de agrotóxicos em águas superficiais de regiões orizícolas no sul do Brasil. Ciência Rural, v.39, n.9, p. 2383-2389, 2009.
SILVA, C.G., NEVES, J.D.S.; BARROS, R.P. Atividades de extensão universitária na formação de professores de ciências biológicas: uma narrativa do projeto farmácia viva e educação ambiental. In: COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, V, 2011, São Cristovão, Resumos... São Cristovão:UFS, 2011.
SPADOTTO, C.A. Avaliação de riscos ambientais de agrotóxicos em condições brasileiras. Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2006.
TAVARES, L.J. Educação ambiental na escola pública: um relato de experiência. Extensio: Revista Eletronica de Extensão, v.7, n.10, p.43-56, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.