Educação ambiental no ensino médio: preservação, conscientização e busca pelo conhecimento

Autores

  • Bruna Canabarro Pozzebon Universidade Federal de Lavras
  • Alessandra Pletsch Universidade Federal do Pampa
  • Bruno Dias de Campos Universidade Federal do Pampa
  • Caroline Farias Barreto Universidade Federal de Pelotas
  • Jéssica Ávila de Abreu Universidade Federal Pelotas
  • Juliano de Bastos Pazini Universidade Federal de Pelotas
  • Laura Possani Universidade Federal de Santa Maria
  • Luana da Silva Cadore Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Pinto Paim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Naymã Pinto Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Renan Ricardo Zandoná Universidade Federal de Pelotas
  • Vinícius Santos Dias Universidade Federal do Pampa
  • Wolnei Castro de Oliveira Júnior Universidade Federal de Santa Maria
  • Vagner Portes Guesser Universidade Federal do Pampa
  • Luciana Zago Ethur Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p64

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho, abordar a educação ambiental no ensino médio, estimulando a preservação, conscientização e busca pelo conhecimento, através da problematização de temáticas ambientais locais. Realizou-se um Painel com a temática: “Impacto da agropecuária no meio ambiente em Itaqui - RS”, em que foram proferidas palestras técnicas e educativas para alunos do ensino médio, em três escolas estaduais do município de Itaqui/RS, abordando os seguintes temas: “arenização”, “impacto do uso de agrotóxicos na lavoura arrozeira”, “casca de arroz” e “desperdício de alimentos”. Os resultados obtidos mostraram que 34 a 56% dos entrevistados não conheciam os assuntos e 95 a 100% afirmaram que a comunidade deveria ter conhecimento sobre os temas, por serem os principais problemas ambientais da região. Os alunos participaram com questionamentos referentes aos temas abordados durante e após as apresentações, obtendo conhecimento mais amplo sobre conservação e preservação do meio ambiente e sobre a realidade do município.

Biografia do Autor

Bruna Canabarro Pozzebon, Universidade Federal de Lavras

Aluna do Curso de Doutorado em Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras.

Alessandra Pletsch, Universidade Federal do Pampa

Engenheira Agrônoma.

Bruno Dias de Campos, Universidade Federal do Pampa

Aluno do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Pampa.

Caroline Farias Barreto, Universidade Federal de Pelotas

Aluna do Curso de Doutorado em Agronomia da Universidade Federal de Pelotas.

Jéssica Ávila de Abreu, Universidade Federal Pelotas

Aluna do Curso de Mestrado em Entomologia da Universidade Federal Pelotas.

Juliano de Bastos Pazini, Universidade Federal de Pelotas

Aluno do Curso de Doutorado em Fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas.

Laura Possani, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna do curso de Mestrado em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria.

Luana da Silva Cadore, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna do curso de Mestrado em Agrobiologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Luciana Pinto Paim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluna do curso de Mestrado em Fitotecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Naymã Pinto Dias, Universidade Federal de Pelotas

Aluna do curso de Doutorado em Fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas.

Renan Ricardo Zandoná, Universidade Federal de Pelotas

Aluno do curso de Doutorado em Fitotecnia da Universidade Federal de Pelotas.

Vinícius Santos Dias, Universidade Federal do Pampa

Engenheiro Agrônomo.

Wolnei Castro de Oliveira Júnior, Universidade Federal de Santa Maria

Aluno do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria.

Vagner Portes Guesser, Universidade Federal do Pampa

Aluno do curso de Agronomia da Universidade Federal do Pampa.

Luciana Zago Ethur, Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa. Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2018-04-23