Núcleo de Educação Ambiental da UFSC: Construindo saberes através de experiências compartilhadas

Autores

  • Isabela Tsutiya Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Machado Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Teixeira Mendonça Universidade Federal de Santa Catarina
  • Audrey Luiza Almeida Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marília Dietrich Schmitz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gustavo Kath Ackermann Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n29p20

Resumo

Essa publicação apresenta um breve relato sobre a história dos dez anos do Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e enfatiza a importância da extensão universitária através de ações fundamentadas na Educação Ambiental realizadas por estudantes de graduação. É retratado o momento atual do Núcleo, valorizando os diversos projetos vigentes e compartilhando as experiências de como é fazer parte de um ambiente que incentiva a autonomia dos estudantes que, através de projetos de extensão, fomentam uma sociedade mais justa e uma cultura de sustentabilidade. O objetivo é apresentar as diversas esferas de atuação do NEAmb e seus métodos, a partir da apresentação dos projetos que estão em andamento e exposição da contribuição do Núcleo para a formação profissional e pessoal.


Biografia do Autor

Isabela Tsutiya Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina.

Juliana Machado Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Agronomia na Universidade Federal de Santa Catarina.

Thiago Teixeira Mendonça, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina.

Audrey Luiza Almeida Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina.

Marília Dietrich Schmitz, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina.

Gustavo Kath Ackermann, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

MOURE, E. S. et al. Núcleo de Educação Ambiental do CTC: Uma experiência de estudantes comprometidos com a extensão universitária pela sustentabilidade. Revista Extensio, Florianópolis, v. 12, n. 19, p. 109-124, jun. 2015.

RODRIGUES, Andréia Lilian et al. Contribuições da Extensão Universitária na Sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 1, n. 16, p. 141-148, mar. 2013. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/viewFile/494/254>. Acesso em: 13 maio 2018.

SILVA, D. J. da . O PARADIGMA TRANSDISCIPLINAR: Uma perspectiva metodológica para a pesquisa ambiental. 1999. 29 p. Workshop (WORKSHOP SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Florianópolis, 1999. 1.

SILVA, D. J. da . Uma abordagem cognitiva ao planejamento Estratégico do Desenvolvimento Sustentável. Florianópolis: Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) da Universidade Federal de Santa Catarina, 1998

Downloads

Publicado

2018-08-24