Experimentando o oceano: a criança como agente multiplicador da preservação marinha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p106

Resumo

A educação infantil tem um potencial transformador, visto que dos 2 aos 6 anos ocorre o desenvolvimento psicossocial e cognitivo. Este vai desempenhar um papel importante no futuro comportamental e na forma de como este adulto irá se relacionar com o meio ambiente. Assim a educação ambiental nesta fase, contribui na formação dos sujeitos e na construção de valores. No presente estudo, apresentamos um relato de experiência sobre as atividades dos projetos de extensão universitária do “Projeto Água Viva: Do recurso ao patrimônio” no ano de 2015, com crianças na fase pré-escolar em uma escola do município de Itajaí-SC. Os resultados demonstraram que a interação das crianças com a atividade e com os colegas foi imprescindível e necessária ao fazer pedagógico e à promoção em educação ambiental, apresentando resultado positivo perante aos pais, após aplicação de questionário.

Biografia do Autor

Isadora Zinnke, Universidade do Vale do Itajaí

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Vale do Itajaí, desde fevereiro de 2017 e finalização em fevereiro de 2019. Oceanógrafa formada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) em agosto de 2016, contemplada com o prêmio mérito Estudantil pelo destaque no aproveitamento acadêmico, na participação e realização de atividades técnico-científicas e nas vivências de valores e atitudes éticas. Foi estagiária no Projeto de Extensão Água Viva da Universidade do Vale do Itajaí. Desempenhou procedimentos relacionados a análises de qualidade de água no Laboratório de Oceanografia Química e Poluição Marinha, bem como processos de circulação costeira durante um ano e meio. Anteriormente, atuou como estagiária no Laboratório de Climatologia, da mesma instituição, num período de um ano e meio, onde elaborava previsões marítimas, de velocidade e direção de vento e onda e previsão sinótica, para a Rádio Estação Costeira da cidade de Itajaí.

Camila Burigo Marin, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2007), mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2010) e especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Gestão Corporativa de Carbono pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2014). Doutoranda do programa de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Propriedades Químicas da Água do Mar, rios e estuários e problemas relacionados ás atividades antrópicas, bem como na análise de massas de água, processos de circulação e mergulho científico. Na área de Engenharia Ambiental e Projetos Sustentáveis tem experiência na análise, no dimensionamento e implantação de projetos de energias alternativas, eficiência energética e reuso de água, seus impactos e a relação com a emissão de gases de efeito estufa.

Kátia Naomi Kuroshima, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1990), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos naturais marinhos, qualidade de água, nutrientes inorgânicos, santa catarina, balneário camboriú e monitoramento ambiental. A partir de 2002 começou a atuar nos colegiados dos cursos de Oceanografia e Engenharia Ambiental, além de diversas comissões formadas para a Alteração da Matriz Curricular, o Reconhecimento do Curso, a Renovação do Reconhecimento do Curso e Comissão de Análise de equivalência de estudos em oceanografia em instituições exteriores. Em 2006 ocupou o cargo de Chefe da Seção Pedagógica do CTTMar e, em 2007, a Coordenação Acadêmica do CTTMar. De 2011 a 2018 atuou como coordenadora do Curso de Graduação de oceanografia da UNIVALI.

José Matarezi, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), com habilitações em Oc. Biológica e Oc. Geológica. Tem Especialização em Educação e Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 1996). Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE - 2017). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e colaborador da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental Comunitária e Unidades de Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, percepção ambiental, gestão participativa, conservação e desenvolvimento local, metodologias e processos de formação em Educação Ambiental, etnoconhecimento, educação estética e movimentos sociais.

Miéver Deretti, Universidade do Vale do Itajaí

Cursando graduação em Oceanografia na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. No período de 2014 à inicio de 2016 estagiário e bolsista do projeto de extensão Água Viva do Laboratório de Oceanografia e Poluição Marinha da UNIVALI, auxiliando nos projetos em andamento. Ainda no ano de 2016, estagiário do Laboratório de Oceanografia Física da UNIVALI, atuando no Projeto de Monitoramento do Porto de Itajaí. Atualmente (2018) realizando Trabalho de Conclusão de Curso intitulado como Variações geomorfológicas e volumétricas de um segmento do rio Itajaí-Açu, Médio Vale, numa região de extração de areia, através de batimetria no laboratório de Oceanografia Geológica da UNIVALI com foco em Geofísica.

Patrícia Foés Scherer Costódio, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí (1997) e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) . Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Oceanografia e Engenharia Ambiental, com ênfase em Poluição Marinha e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de água, nutrientes inorgânicos e orgânicos e metais traços. Em 2013 assumiu a Coordenação do curso de Engenharia Química da UNIVALI.

Taís Peixer Fonseca, Colégio Salesiano Itajaí

Professora responsável pela turma de alunos do Colégio Salesiano que trabalhou com o projeto de extenção universitária Água Viva da Universidade do Vale do Itajaí.

Julie Borges, Universidade do Vale do Itajaí

Atualmente cursando na graduação Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade do Vale do Itajaí. Durante 2015 e 2016 fez estágio voluntário no projeto de extensão Água Viva do Laboratório de Oceanografia Química e Poluição Marinha da UNIVALI, auxiliando nos projetos em andamento.

Fernanda Britz, Universidade do Vale do Itajaí

Cursando graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. No segundo semestre de 2016, foi estagiária e bolsista do projeto de extensão Água Viva do Laboratório de Oceanografia e Poluição Marinha da UNIVALI, auxiliando nos projetos em andamento. No ano de 2017, fez estágio não obrigatório em uma indústria têxtil, auxiliando no suporte no controle de resíduos sólidos e na implementação do primeiro manual de gestão ambiental da empresa. Foi responsável pelos relatórios mensais para as organizações ambientais municipais e estaduais, pela educação ambiental dentro da empresa e o desenvolvimento de fluxograma de aspecto e impacto.

Referências

ALVES, D. Sensopercepção em ações de educação ambiental. Série Documental: Antecipações - INEP. n 7. Brasília, 1995. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001649.pdf. Acesso em: 11 dez. 2015.

BRANCO, Sandra. Meio ambiente e Educação Ambiental na educação infantil e no ensino fundamental. ed 2, Cortez Editora. 60 p.

CHAPANI, D. T.; CAVASSAN, O. O estudo do meio como estratégia para o ensino de ciências e educação ambiental. Mimesis, Bauru, v 18, n 1, 1997. pag 19-39. Disponível em: http://www.usc.br/biblioteca/mimesis/mimesis_v18_n1_1997_art_02.pdf. Acesso em: 05 mar. 2016.

DURAND, J. Y. A diluição do consenso: a água, de “fonte de vida” a “património colectivo”. Etnográfica. Braga, v 7, n 1, 2003. pag 15-31. Disponível em: http://ceas.iscte.pt/etnografica/docs/vol_07/N1/Vol_vii_N1_015-032.pdf. Acesso em: 28 jun. 2016.

GADOTTI, M. Pedagogia da Terra. ed 5 . 217 p. São Paulo: Peirópolis, 2000.

GANDRA, Y.R. O pré-escolar de dois a seis anos de idade e o seu atendimento. Revista Saúde Pública. n 15, São Paulo, 1981. pag 3-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101981000700002. Acesso em: 28 jun. 2016

MATAREZI, J.. Trilha da vida: (re)descobrindo a natureza com os sentidos. Ambiente & Educação. Rio Grande (RS): Fundação Universidade do Rio Grande, v 5 , 200 f , 2001. pag 55-67

MATEUS, A. N. B.; SILVA, A. F.; PEREIRA, E. C.; SOUZA, J. N. F.; ROCHA, L. G. M.; OLIVEIRA, M. P. C.; SOUZA, S. C. A importância da contação de história como prática educativa na educação ambiental. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/8477/7227. Acesso em: 28 jun. 2016.

MATSUNOMO, L. E.; CAMPOS, L. M. L. Favorecendo a cooperação entre crianças: relato de uma experiência. Revista Simbiologia. v 1, n 1, maio 2008. Disponível em: http://www.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Educacao/Simbio-Logias/relato_experiencia_01_edu_favorecendo_cooperacao_entre_cri.pdf. Acesso em: 04 mar. 2016.

MENEZES, C. Educação Ambiental: a criança como agente multiplicador. Monografia (MBA em Gestão Ambiental e Prática de Sustentabilidade) - Escola de Engenharia Mauá do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. São Caetano do Sul-SP, 2012.

MOURA, J. F. Ç.; CARDOZO, M.; BELO, M. S. S. P.; HACON, S.; SICILIANO, S. A interface da saúde pública com a saúde dos oceanos: produção de doenças, impactos socioeconômicos e relações benéficas. Ciência & Saúde Coletiva, v 16, n 8, 2011. pag 3469-3480. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000900015. Acesso em: 28 jun. 2016.

NOGUEIRA, R. Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação de conceitos a um caso real. Relatórios COPPEAD/UFRJ. Rio de Janeiro, 2002. 26 p. Disponível em: http://www.coppead.ufrj.br/upload/publicacoes/350.pdf. Acesso em: 05 set 2017.

OLIVEIRA, T. L. F.; VARGAS, I. A. Vivências integradas à natureza: Por uma Educação Ambiental que estimule os sentidos. Rio Grande (RS): Fundação Universidade do Rio Grande. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v 22, janeiro a julho de 2009. Disponível em: https://www.seer.furg.br/remea/article/view/2829. Acesso em: 28 jun. 2016.

PEDRINI, A.; COSTA, E. A.; GHILARDI, N. Percepção Ambiental de crianças e pré-adolescentes em vulnerabilidade social para projetos de educação ambiental. Ciências e Educação. v 16, n 1, 2010. pag 163-179. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n1/v16n1a10. Acesso em: 28 mar. 2016.

RAMOS, A. C. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores. Universidade Estadual de Londrina: Dissertação (Pós-Graduação em Educação), 2011. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2011/2011_-_RAMOS_Ana_Claudia.pdf. Acesso em: 15 mar. 2016

REIS, A. M. . A formação do professor e a educação ambiental. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2003. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Biologia/Dissertacao/edambiental.pdf. Acesso em: 28 jun. 2016.

ROCHA, B. R.; MAIA, D. F. S; FARIA, T. G. O lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de educação física do ensino fundamental de 1º a 4º séries. 2012. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Educacao_fisica/artigo/O-ludico.pdf. Acesso em: 05 mar. 2016

SECRETARIADO da Convenção sobre Diversidade Biológica. Um Oceano: muitos mundos de vida. Disponível em: https://www.cbd.int/idb/doc/2012/booklet/idb-2012-booklet-pt.pdf. Acesso em: 11 dez. 2015.

SOUZA, G. F. C; OGASAWARA, H. A.; OLIVEIRA, J. G. A.; AGUIAR, L. G. P. A; BARRETO, G. S. A percepção de crianças sobre o lixo marinho: uma abordagem lúdica na popularização das ciências. n 42, dez 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Gustavo_Carvalho-Souza/publication

/275521943_A_Percepo_de_Crianas_sobre_o_Lixo_Marinho_Uma_Abordagem_Ldica_na_Popularizao_das_Cincias/links/553e834d0cf20184050f8726.pdf. Acesso em: 05 mar. 2016.

STEFFEN, W.; CRUTZEN, P. J.; MCNEILL, J. R. The Anthropocene: Are Humans Now Overwhelming the Great Forces of Nature? AMBIO: A Journal of the Human Environment, Ambio. v 36, n 8, 2007. pag 614-621. Disponível em: https://www.pik-potsdam.de/news/public-events/archiv/alter-net/former-ss/2007/05-09.2007/steffen/literature/ambi-36-08-06_614_621.pdf. Acesso em: 08 jul. 2016.

VIRAPAT, C. Relationship between the Oceans and the Three Pillars of Sustainable Development. The 12th Meeting of the United Nations Open-ended Informal Consultative Process on Oceans and the Law of the Sea. The United Nation Headquarters, Malta, 2011. Disponível em: http://www.un.org/Depts/los/consultative_process/ICP12_Presentations/Virapat_Presentation.pdf. Acesso em: 07 jul. 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-18