O ensino ao familiar cuidador durante a terminalidade: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p124Resumo
Objetivo: Descrever experiências de orientação de paciente e cuidador em um projeto de extensão em cuidados paliativos entre 2013 e 2014. Metodologia: trata-se de um relato de experiência das vivências educativas de um projeto de extensão em cuidados paliativos de um hospital universitário em Belém vinculado a UFPA. Resultados: As orientações foram relacionadas aos cuidados com horário dos medicamentos (n=37); Mudança de decúbito (n=36); Banho de Aspersão (n=28); Prevenção de Quedas (n=33); Uso de hidratante (n=33); Massagem de conforto (n=18) e Sinais de Urgência (n=19). As estratégias de ensino-aprendizagem foram: cartilhas, orientações escritas e verbais, demonstração do cuidado e folder. Conclusão: O estudo possibilitou demonstrar a potencialidade do projeto de extensão para educação em saúde a nível hospitalar para a permanência do sujeito com em cuidado paliativo no seu lar, diminuindo as intercorrências relacionada ao cuidado de enfermagem e aumentando a segurança de cuidadores e paciente no cuidado domiciliar.
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