Contribuições da ginástica laboral para qualidade de vida dos servidores de uma universidade estadual

Autores

  • Ana Gabriela Alves Medeiros Universidade do Estado da Bahia
  • Ramon de Souza Tomaz Universidade do Estado da Bahia
  • Karina Silva Carvalho Universidade do Estado da Bahia
  • Saul Ricardo dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Ingred Laila da Silva Almeida Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p107

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de extensão: Ginástica Laboral para servidores da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII, que teve como objetivo oferecer aulas de ginástica para os trabalhadores da referida instituição, a fim de contribuir para a qualidade de vida dos mesmos, sobretudo, no que se refere à orientação e oportunidade de prática regular de exercícios físicos e também para a adoção de um estilo de vida saudável. Durante todo o projeto foi possível identificar as contribuições da Ginástica Laboral para os servidores, através das expressões ao realizarem as atividades, em especial nas recreativas, nas expectativas quanto às atividades seguintes, na interação social atuando sobre a timidez de alguns participantes, nos diálogos informais a respeito da permanência do projeto, nas respostas dos questionários e no tocante a diminuição de dores musculares, e na compreensão da importância da Ginástica Laboral.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Alves Medeiros, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (AGENTE/UNEB). Pós-graduada em Gestão Esportiva. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutoranda em Ciências do Desporto - Universidade do Porto. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus XII). Contato: gabimedeirosef@gmail.com 

Ramon de Souza Tomaz, Universidade do Estado da Bahia

Acadêmico do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia UNEB campus XII. Bolsista do Projeto de Extensão: Ginástica Laboral para Servidores da UNEB Campus XII.

Karina Silva Carvalho, Universidade do Estado da Bahia

Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia UNEB campus XII. Monitora voluntária do projeto de extensão: Ginástica Laboral para Servidores da UNEB Campus XII.

Saul Ricardo dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS XII. Monitor estagiário do Projeto ginástica Laboral para Funcionários na UNEB - CAMPUS XII no ano de 2017. Monitor no Centro de Atividade Física e Saúde na UNEB - CAMPUS XII entre os anos de 2015 a 2016. Estudante pesquisador da Linha de Estudo Pesquisa e Extensão em Atividade física e Saúde - LEPEAF. 

Ingred Laila da Silva Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB - CAMPUS XII no ano de 2017. Vinculada a Linha de Ensino Pesquisa e Extensão em Atividade Física e Saúde - LEPEAF como estudante pesquisadora no período de 2014 a 2017.

Referências

ANDRADE, Andréa Mattos; et al. Ginástica Laboral: efeitos de um programa de ginástica laboral sobre a flexibilidade em trabalhadores de diversos setores de um hospital de ensino da região do Vale do Rio Pardo/RS. Rev. Cinergis, v. 16, n. 3, p. 209/213, julho/setembro, 2015.

LEITÃO, Sergio Proença; FORTUNATO, Graziela; FREITAS, Angilberto Sabino. Relacionamentos interpessoais e emoções nas organizações: uma visão biológica. Revista de Administração Pública, v, 40, n. 5, p. 883/907, setembro/outubro, 2006.

MARTINS, Caroline de Oliveira. Programa de Promoção de Saúde do Trabalhador-PPST. Jundiaí: Fontoura, 2008.

MILITÃO, Angeliete Garcez. A influência da ginástica laboral para a saúde dos trabalhadores e sua relação com os profissionais que a orientam. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) — Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de. A prática da ginástica laboral. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

POLITO, Eliane; BERGAMASCHI, Elaine Cristina. Ginástica Laboral: teoria e prática. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

SAMPAIO Adelar Aparecido; OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de. A ginástica laboral na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida no trabalho. Caderno de Educação Física, v, 7, n. 13, p. 71/79, 2008

SILVA A. Antônio J.; MIRANDA NETO Jaime T.; MONTEIRO. Maria V.; REIS, Victor M. Medidas e avaliação. Shape, Rio de. Janeiro; 2007.

SILVA, Cristiano Diniz da; JUVÊNCIO, José de Fátima. Diagnóstico da aptidão física relacionada à saúde em trabalhadores de escritório da Universidade Federal de Viçosa. Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano, 6(1), 63-71, 2004.

SILVA, Danielly Magalhães da; et al. Relacionamento interpessoal no contexto organizacional. In: V Congresso Virtual Brasileiro de Administração - CONVIBRA, 7, 2007. Anais (on-line). Disponível: http://www.convibra.com.br/2008/artigos/289_0.pdf Acesso em: 21/06/2017.

SOARES, Raquel Guimarães; ASSUNÇÃO, Ada Ávila; LIMA, Francisco de Paula Antunes. A baixa adesão ao programa de ginástica laboral: buscando elementos do trabalho para entender o problema. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 31, n. 114, p. 149-160, 2006.

Downloads

Publicado

2019-04-24