Contribuições da ginástica laboral para qualidade de vida dos servidores de uma universidade estadual
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p107Resumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de extensão: Ginástica Laboral para servidores da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII, que teve como objetivo oferecer aulas de ginástica para os trabalhadores da referida instituição, a fim de contribuir para a qualidade de vida dos mesmos, sobretudo, no que se refere à orientação e oportunidade de prática regular de exercícios físicos e também para a adoção de um estilo de vida saudável. Durante todo o projeto foi possível identificar as contribuições da Ginástica Laboral para os servidores, através das expressões ao realizarem as atividades, em especial nas recreativas, nas expectativas quanto às atividades seguintes, na interação social atuando sobre a timidez de alguns participantes, nos diálogos informais a respeito da permanência do projeto, nas respostas dos questionários e no tocante a diminuição de dores musculares, e na compreensão da importância da Ginástica Laboral.Referências
ANDRADE, Andréa Mattos; et al. Ginástica Laboral: efeitos de um programa de ginástica laboral sobre a flexibilidade em trabalhadores de diversos setores de um hospital de ensino da região do Vale do Rio Pardo/RS. Rev. Cinergis, v. 16, n. 3, p. 209/213, julho/setembro, 2015.
LEITÃO, Sergio Proença; FORTUNATO, Graziela; FREITAS, Angilberto Sabino. Relacionamentos interpessoais e emoções nas organizações: uma visão biológica. Revista de Administração Pública, v, 40, n. 5, p. 883/907, setembro/outubro, 2006.
MARTINS, Caroline de Oliveira. Programa de Promoção de Saúde do Trabalhador-PPST. Jundiaí: Fontoura, 2008.
MILITÃO, Angeliete Garcez. A influência da ginástica laboral para a saúde dos trabalhadores e sua relação com os profissionais que a orientam. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) — Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de. A prática da ginástica laboral. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.
POLITO, Eliane; BERGAMASCHI, Elaine Cristina. Ginástica Laboral: teoria e prática. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
SAMPAIO Adelar Aparecido; OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de. A ginástica laboral na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida no trabalho. Caderno de Educação Física, v, 7, n. 13, p. 71/79, 2008
SILVA A. Antônio J.; MIRANDA NETO Jaime T.; MONTEIRO. Maria V.; REIS, Victor M. Medidas e avaliação. Shape, Rio de. Janeiro; 2007.
SILVA, Cristiano Diniz da; JUVÊNCIO, José de Fátima. Diagnóstico da aptidão física relacionada à saúde em trabalhadores de escritório da Universidade Federal de Viçosa. Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano, 6(1), 63-71, 2004.
SILVA, Danielly Magalhães da; et al. Relacionamento interpessoal no contexto organizacional. In: V Congresso Virtual Brasileiro de Administração - CONVIBRA, 7, 2007. Anais (on-line). Disponível: http://www.convibra.com.br/2008/artigos/289_0.pdf Acesso em: 21/06/2017.
SOARES, Raquel Guimarães; ASSUNÇÃO, Ada Ávila; LIMA, Francisco de Paula Antunes. A baixa adesão ao programa de ginástica laboral: buscando elementos do trabalho para entender o problema. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 31, n. 114, p. 149-160, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.