Pioneirismo extensionista na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: curso à distância em primeiros socorros e suporte básico de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p2

Resumo

A extensão universitária tem como finalidade desenvolver intervenções abrangentes e impactantes na sociedade. O curso de suporte básico de vida na universidade do estado do rio grande do norte (uern) visa contemplar esses objetivos através da disseminação do conhecimento teórico-prático em medidas de primeiros socorros voltadas ao público em geral, por meio de uma linguagem acessível e de metodologias dinâmicas. São abordadas as situações de urgência e emergência mais frequentes em atendimento pré-hospitalar, nas quais, a intervenção precoce funciona como medida salvadora de vida por meio de aulas práticas e teóricas. Este trabalho deteve-se a mostrar como essa iniciativa vem se desenvolvendo, implantando novas modalidades de acesso à informação técnica sobre primeiros socorros, bem como todas as estratégias utilizadas no intuito de treinar efetivamente acadêmicos e leigos. o projeto está em vigor desde o ano de 2013 e, consequentemente à importância do tema, a cada ano, o número de participantes capacitados tem aumentado progressivamente, corroborando a qualidade da informação repassada e o seu respaldo perante à universidade e aos cidadãos. Nesse sentido, é imprescindível a continuidade de caráter permanente do curso, a fim de promover a importância e a atualização constante desse tema tão recorrente e negligenciado, apontando ainda, para a promoção em saúde também no ambiente virtual, levando a informação precisa a qualquer lugar do mundo com acesso à internet.

Biografia do Autor

Perside dos Santos Pinheiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Médica pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Médica da Estratégia de Saúde da Família do Município de Assu - RN.

Matheus Ferreira Feitosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmico de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Giulia Mendonça da Silveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Nadjaneyre Linhares Casimiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

João Paulo Queiroz Cardoso Cunha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmico de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Nathalia Gonçalves da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bióloga pela Universidade Federal de São João del Rei. Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Camila Rafaella Nunes Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vanessa Regina de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Indira Coan Zanata, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mycaele Carine dos Anjos Senra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Rafaela Dias Adami, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Francisco Napoleão Tulio Varela-Barca, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Médico pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Médico do Serviço de Atendimento Domiciliar e de Unidades de Pronto Atendimento da Prefeitura do Município de Mossoró - RN. Biologista pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte.  Mestrado em Biologia Molecular e Genética pela Universitaet zu Koeln - Alemanha.  Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte. 

Referências

AGUIAR, A. C. L. et al. Blog como ferramenta educacional: contribuições para o processo interdisciplinar em saúde. Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. V.12, n.2, p. 220-31, 2018.

CUNHA, J.P.Q.C. et al. Suporte Básico de Vida na UERN: Novas perspectivas na atividade. In: III Fórum de Extensão do Oeste Potiguar, 2016, Mossoró. Anais. 369-373.

FERREIRA JUNIOR, M. P. et al. conhecimento do corpo de bombeiros militar sobre ressuscitação cardiopulmonar. Rev enferm UFPE, v.12, n.1, p.118-27, 2018.

GOMES, M. P. et al. Projeto viva coração: relato de experiência. Revista Baiana de Enfermagem. Salvador, v.30, n.4, p.1-10, 2016.

KAWAKAME, P. M. G.; MIYADAHIRA, A. M. K. Avaliação do processo ensino-aprendizagem de estudantes da área da saúde: manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Rev Esc Enferm USP.• v.49, n.4, p.657-664, 2015.

KNOPFHOLS, J. et al. Capacidade de manuseio da parada cardíaca em locais de alto fluxo de pessoas em Curitiba. Rev Soc Bras Clin Med. v.13, n.2, p.114-8, 2015.

MENEGON, R. R. et al. A Importância dos Projetos de Extensão no Processo de Formação Inicial de Professores de Educação Física. In: 14ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, Anais. 01-12, Marília. 2015.

OLIVEIRA, S. F. G. et al. Conhecimento de parada cardiorrespiratória dos profissionais de saúde de um hospital público: estudo transversal. Rev Pesq Fisio. v.8, n.1, p.101-109, 2018.

PEREIRA, K. C. et al. A construção do conhecimento sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros por parte do público leigo. R. Enferm. Cent. O. Min. V.5, n. 1, p.1478-1485, 2015.

SILVA, L. T. C. et al. Percepções de estudantes de enfermagem sobre educação à distância. Ciencia y Enfermeria v.22, n.2, p.129-139, 2016.

TAVARES, L. F. B. et al. Conhecimento de estudantes de graduação em ciências da saúde em testes objetivos sobre suporte básico de vida. Journal of Human Growth and Development, v.25, n.3 p.397-306. 2015.

TOMAZINI, E. A. S. et al. Curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória: inovação para educação permanente. Rev Rene. v.19, p32444, 2018.

VARELA-BARCA, F.N.T. et al. Suporte Básico de Vida na UERN: Uma Atividade Extensionista. Rev. Extendere. v.4, n.1, p.27-36, 2016.

Downloads

Publicado

2019-04-24