Direito e cidadania: inserção transversal de temas jurídicos em disciplinas escolares no ensino médio

Autores

  • Laura Judith de Jesus Gama Universidade Estadual do Maranhão
  • Rodrigo Otávio Bastos Silva Raposo Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p45

Resumo

Pesquisa-se metodologias lúdicas e eficazes para inserção transversal de conhecimento jurídico em escola do ensino médio. Indaga-se acerca de qual a melhor forma de conduzir as atividades de modo que se avalie a viabilidade e os benefícios da transversalidade ou da criação de disciplinas jurídicas na grade curricular. Diante do problema, constata-se a viabilidade jurídica e pedagógica da proposta e suas consequências positivas. A abordagem por meio de dinâmicas e discussões interessantes propicia a compreensão do conteúdo escolar sob uma nova ótica que mescla e harmoniza os conhecimentos de modo que se otimiza o aprendizado em sala de aula. Destaca-se que a discussão de questões jurídicas deve ser incluída entre os conteúdos obrigatórios do Ensino Médio, uma vez que não é só um fator de inclusão social, mas também de promoção da cidadania.

Biografia do Autor

Laura Judith de Jesus Gama, Universidade Estadual do Maranhão

Estagiou na Secretaria de Segurança Pública - Corregedoria Geral, setor Serviço de Disciplina - Duração: 07 meses; Desenvolveu projeto intitulado: Socialização do conhecimento jurídico para alunos do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luis-MA - Duração: 3 anoS; Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Maranhão- 2017.2

Rodrigo Otávio Bastos Silva Raposo, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1999). Professor Assistente do Departamento de Direito, Economia e Contabilidade da Universidade Estadual do Maranhão (DDEC/UEMA, desde 2014). Atividades de ensino e pesquisa em Direito Internacional. Advogado.

Referências

ARELARO, Lisete. A importância de Paulo Freire. Luiz Nassif Online, 30 de maio de 2015. Disponível em: http://jornalggn.com.br/noticia/a-importancia-de-paulo-freire-por-lisete-arelaro. Acesso em: 14 mar. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 13 mar. 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 11 nov. 2017.

BRASIL. Tv escola. Documentário: John Dewey. Contemporâneo, 2004.

BRASIL. Tv escola. Documentário: Paulo Freire. Contemporâneo. 2006.

FARIAS, Maria Lígia Malta de et al. Movimento e cidadania – uma experiência do ensino do direito para alunos do PROJOVEM. Revista Eletrônica de Extensão Cidadã, João Pessoa (PB), v. 3, 2007. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/extensaocidada/article/view/1385. Acesso em: 21 dez. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

KANT, Imamnuel. Resposta a pergunta: Que é esclarecimento? Textos Seletos. Tradução Floriano de Sousa Fernandes. 3. ed. Petrópolis: Vozes. 2005. p. 63-71.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 26. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

TEZOTO, Edenise Leite. O princípio da cidadania na constituição federal de 1988. Disponível em: http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/2CaAw1nnUL9zQGT_2014-4-16-17-7-18.pdf. Acesso em: 14 Ago. 2017.

Downloads

Publicado

2019-04-24