Law and citizenship: analysis and perspective on cross-cutting legal issues in high school disciplines
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p45Abstract
We are looking for playful and effective methodologies for transversal insertion of legal knowledge in high school. It is inquired about how best to conduct the activities in order to assess the feasibility and benefits of transversality or the creation of legal disciplines in the curriculum. Faced with the problem, the legal and pedagogical feasibility of the proposal and its positive consequences are confirmed. The approach through dynamics and interesting discussions facilitates the understanding of the school content under a new perspective that mixes and harmonizes the knowledge so that the learning in the classroom is optimized. It should be emphasized that the discussion of legal issues should be included among the compulsory contents of High School, since it is not only a factor of social inclusion, but also of promoting citizenship.
References
ARELARO, Lisete. A importância de Paulo Freire. Luiz Nassif Online, 30 de maio de 2015. Disponível em: http://jornalggn.com.br/noticia/a-importancia-de-paulo-freire-por-lisete-arelaro. Acesso em: 14 mar. 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 13 mar. 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 11 nov. 2017.
BRASIL. Tv escola. Documentário: John Dewey. Contemporâneo, 2004.
BRASIL. Tv escola. Documentário: Paulo Freire. Contemporâneo. 2006.
FARIAS, Maria Lígia Malta de et al. Movimento e cidadania – uma experiência do ensino do direito para alunos do PROJOVEM. Revista Eletrônica de Extensão Cidadã, João Pessoa (PB), v. 3, 2007. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/extensaocidada/article/view/1385. Acesso em: 21 dez. 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1983.
KANT, Imamnuel. Resposta a pergunta: Que é esclarecimento? Textos Seletos. Tradução Floriano de Sousa Fernandes. 3. ed. Petrópolis: Vozes. 2005. p. 63-71.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 26. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.
TEZOTO, Edenise Leite. O princípio da cidadania na constituição federal de 1988. Disponível em: http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/2CaAw1nnUL9zQGT_2014-4-16-17-7-18.pdf. Acesso em: 14 Ago. 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.