Derecho y ciudadanía: inserción transversal de temas jurídicos en las disciplinas de la escuela secundaria
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p45Resumen
Se busca metodologías lúdicas y eficaces para inserción transversal de conocimiento jurídico en la escuela de secundaria. Se indaga acerca de cuál es la mejor forma de conducir las actividades de modo que se evalúe la viabilidad y los beneficios de la transversalidad o de la creación de disciplinas jurídicas en la parrilla curricular. Ante el problema, se constata la viabilidad jurídica y pedagógica de la propuesta y sus consecuencias positivas. El enfoque por medio de dinámicas y discusiones interesantes propicia la comprensión del contenido escolar bajo una nueva óptica que mezcla y armoniza los conocimientos de modo que se optimiza el aprendizaje en el aula. Se destaca que la discusión de cuestiones jurídicas debe ser incluida entre los contenidos obligatorios de la Enseñanza Media, ya que no es sólo un factor de inclusión social, sino también de promoción de la ciudadanía.
Citas
ARELARO, Lisete. A importância de Paulo Freire. Luiz Nassif Online, 30 de maio de 2015. Disponível em: http://jornalggn.com.br/noticia/a-importancia-de-paulo-freire-por-lisete-arelaro. Acesso em: 14 mar. 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 13 mar. 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 11 nov. 2017.
BRASIL. Tv escola. Documentário: John Dewey. Contemporâneo, 2004.
BRASIL. Tv escola. Documentário: Paulo Freire. Contemporâneo. 2006.
FARIAS, Maria Lígia Malta de et al. Movimento e cidadania – uma experiência do ensino do direito para alunos do PROJOVEM. Revista Eletrônica de Extensão Cidadã, João Pessoa (PB), v. 3, 2007. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/extensaocidada/article/view/1385. Acesso em: 21 dez. 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1983.
KANT, Imamnuel. Resposta a pergunta: Que é esclarecimento? Textos Seletos. Tradução Floriano de Sousa Fernandes. 3. ed. Petrópolis: Vozes. 2005. p. 63-71.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 26. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.
TEZOTO, Edenise Leite. O princípio da cidadania na constituição federal de 1988. Disponível em: http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/2CaAw1nnUL9zQGT_2014-4-16-17-7-18.pdf. Acesso em: 14 Ago. 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.