Análise de interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e de níveis de alfabetização científica em uma atividade extensionista

Autores

  • Ruth do Nascimento Firme Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jonas João do Nascimento Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p64

Resumo

Neste trabalho os objetivos são analisar interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e identificar níveis de alfabetização científica em uma intervenção extensionista desenvolvida no âmbito do projeto de extensão Letramento Científico e Tecnológico em Escolas Públicas: discutindo interações CTS através de episódios do seriado Os Simpsons, desenvolvido em 2017 e apoiado pela Pró-Reitoria de Atividades de Extensão (PRAE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A atividade extensionista em tela abordou a temática Radioatividade por meio do episódio “Holmer, o fazendeiro”, contou com a participação de 13 alunos da 3ª série do ensino médio, e foi realizada no auditório de uma das escolas com duração de duas aulas de 50 minutos cada. Os dados considerados para as análises foram as discussões dos alunos durante o debate, registradas em caderno de notas pelo bolsista de extensão e as respostas dos alunos ao questionário impresso. Os resultados das análises indicam que a intervenção extensionista possibilitou discussões sobre diferentes interações CTS e oportunizou aos alunos elementos para a alfabetização científica prática e cultural. Contudo, outras estratégicas metodológicas precisam ser redesenhadas com vistas à alfabetização científica cívica.

 

Biografia do Autor

Ruth do Nascimento Firme, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da área de ensino de química no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Jonas João do Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciando em Química na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

REFERÊNCIAS

AIKENHEAD, G. S. Educação científica para todos. Portugal: Edições Pedago, 2009.

ALONSO, A. V. Importância da alfabetização científica e do conhecimento acerca da natureza da ciência e da tecnologia para a formação de um cidadão. Em: M. D. Maciel, C. L. C. Amaral, I. R. B. Guazzelli, Ciência, Tecnologia e Sociedade: pesquisa e ensino. (pp. 43-70) São Paulo: Terracota, 2010.

ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006.

HALPERN, P. Os Simpsons e a ciência: o que eles podem nos ensinar sobre física, robótica, vida e universo. São Paulo: Novo Conceito Editora, 2008.

LEAL, M. C. Didática da Química: fundamentos e práticas para o ensino médio. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

MARCO-STIEFEL, B. Alfabetización científica y enseñanza de las ciências: estado de la cuestión. Em MEMBIELA, P. Enseñanza de las ciências desde a perspectiva ciencia-tecnología-sociedad: formación cientifica para la ciudadanía. Madri: NARCEA, S.S DE EDICIONES, 2001.

SANTOS, M. E. V. M. dos. Desafios Pedagógicos para o século XXI: suas raízes em forças de mudança de natureza científica, tecnológica e social. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.

SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 36 set./dez, p. 474-550, 2007.

SILVA, L. L.; DONNICI, C. L.; AYALA, J. D.; FREITAS, C. H.; MOREIRA, R. M.; PINTO, A. M. F. Traçadores: o uso de agentes químicos para estudos hidrológicos, ambientais, petroquímicos e biológicos. Química Nova, São Paulo, v. 32, n. 6, p.1576-1585, 2009.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Downloads

Publicado

2019-04-24