Análise de interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e de níveis de alfabetização científica em uma atividade extensionista
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p64Resumo
Neste trabalho os objetivos são analisar interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e identificar níveis de alfabetização científica em uma intervenção extensionista desenvolvida no âmbito do projeto de extensão Letramento Científico e Tecnológico em Escolas Públicas: discutindo interações CTS através de episódios do seriado Os Simpsons, desenvolvido em 2017 e apoiado pela Pró-Reitoria de Atividades de Extensão (PRAE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A atividade extensionista em tela abordou a temática Radioatividade por meio do episódio “Holmer, o fazendeiro”, contou com a participação de 13 alunos da 3ª série do ensino médio, e foi realizada no auditório de uma das escolas com duração de duas aulas de 50 minutos cada. Os dados considerados para as análises foram as discussões dos alunos durante o debate, registradas em caderno de notas pelo bolsista de extensão e as respostas dos alunos ao questionário impresso. Os resultados das análises indicam que a intervenção extensionista possibilitou discussões sobre diferentes interações CTS e oportunizou aos alunos elementos para a alfabetização científica prática e cultural. Contudo, outras estratégicas metodológicas precisam ser redesenhadas com vistas à alfabetização científica cívica.
Referências
REFERÊNCIAS
AIKENHEAD, G. S. Educação científica para todos. Portugal: Edições Pedago, 2009.
ALONSO, A. V. Importância da alfabetização científica e do conhecimento acerca da natureza da ciência e da tecnologia para a formação de um cidadão. Em: M. D. Maciel, C. L. C. Amaral, I. R. B. Guazzelli, Ciência, Tecnologia e Sociedade: pesquisa e ensino. (pp. 43-70) São Paulo: Terracota, 2010.
ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006.
HALPERN, P. Os Simpsons e a ciência: o que eles podem nos ensinar sobre física, robótica, vida e universo. São Paulo: Novo Conceito Editora, 2008.
LEAL, M. C. Didática da Química: fundamentos e práticas para o ensino médio. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
MARCO-STIEFEL, B. Alfabetización científica y enseñanza de las ciências: estado de la cuestión. Em MEMBIELA, P. Enseñanza de las ciências desde a perspectiva ciencia-tecnología-sociedad: formación cientifica para la ciudadanía. Madri: NARCEA, S.S DE EDICIONES, 2001.
SANTOS, M. E. V. M. dos. Desafios Pedagógicos para o século XXI: suas raízes em forças de mudança de natureza científica, tecnológica e social. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.
SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 36 set./dez, p. 474-550, 2007.
SILVA, L. L.; DONNICI, C. L.; AYALA, J. D.; FREITAS, C. H.; MOREIRA, R. M.; PINTO, A. M. F. Traçadores: o uso de agentes químicos para estudos hidrológicos, ambientais, petroquímicos e biológicos. Química Nova, São Paulo, v. 32, n. 6, p.1576-1585, 2009.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.