Analysis of Interactions STS and leves of Scientific and Technological literacy in an extensionist activity
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p64Abstract
In this work the objectives are to analyze Science-Technology-Society interactions (STS) interactions and to identify levels of scientific literacy in an extensionist intervention developed within the scope of the extension project Scientific and Technological Literature in Public Schools: discussing interactions CTS through episodes of the series The Simpsons, developed in 2017 and supported by the Pro-Rectory of Extension Activities (PRAE) of the University Federal Rural of Pernambuco. The extensionist activity on screen covered the theme Radioactivity through the episode "Holmer, the farmer", had the participation of 13 students of the third grade of high school, and was held in the auditorium of one of the schools lasting two classes of 50 minutes each. The data considered for the analyzes were the discussions of the students during the debate, registered by the extension student in the notebook and the students' responses to the questionnaire printed. The results of the analyzes indicate that the extensionist intervention enabled discussions about different CTS interactions and gave the students elements for practical and cultural scientific literacy.
However, other methodological strategies need to be redesigned for civic scientific literacy.
References
REFERÊNCIAS
AIKENHEAD, G. S. Educação científica para todos. Portugal: Edições Pedago, 2009.
ALONSO, A. V. Importância da alfabetização científica e do conhecimento acerca da natureza da ciência e da tecnologia para a formação de um cidadão. Em: M. D. Maciel, C. L. C. Amaral, I. R. B. Guazzelli, Ciência, Tecnologia e Sociedade: pesquisa e ensino. (pp. 43-70) São Paulo: Terracota, 2010.
ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006.
HALPERN, P. Os Simpsons e a ciência: o que eles podem nos ensinar sobre física, robótica, vida e universo. São Paulo: Novo Conceito Editora, 2008.
LEAL, M. C. Didática da Química: fundamentos e práticas para o ensino médio. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
MARCO-STIEFEL, B. Alfabetización científica y enseñanza de las ciências: estado de la cuestión. Em MEMBIELA, P. Enseñanza de las ciências desde a perspectiva ciencia-tecnología-sociedad: formación cientifica para la ciudadanía. Madri: NARCEA, S.S DE EDICIONES, 2001.
SANTOS, M. E. V. M. dos. Desafios Pedagógicos para o século XXI: suas raízes em forças de mudança de natureza científica, tecnológica e social. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.
SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 36 set./dez, p. 474-550, 2007.
SILVA, L. L.; DONNICI, C. L.; AYALA, J. D.; FREITAS, C. H.; MOREIRA, R. M.; PINTO, A. M. F. Traçadores: o uso de agentes químicos para estudos hidrológicos, ambientais, petroquímicos e biológicos. Química Nova, São Paulo, v. 32, n. 6, p.1576-1585, 2009.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.