Prática extensionista no terceiro setor: capacitação para a comunicação na mídia social digital Facebook

Autores

  • Kássia Nadine Lutz Universidade Federal de Santa Maria
  • Jones Machado Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p89

Resumo

O projeto de extensão “Formação de Multiplicadores em Mídias Digitais para Organizações do Terceiro Setor” foi desenvolvido no ano de 2017, em Frederico Westphalen (RS), na Apae, Cufa e Feira do Produtor. Sabendo que a midiatização modifica as relações sociais, principalmente no ambiente digital, o objetivo do projeto foi capacitar gestores e voluntários de ONGs para uma atuação planejada em mídias digitais, contribuindo para a comunicação organizacional e para a missão das entidades. Diante disso e levando em conta as premissas da extensão universitária e das Relações Públicas no Terceiro Setor, realizou-se entrevista aberta com os gestores das organizações e observação não-participante de suas fanpages para o diagnóstico da comunicação digital. Em seguida, foi planejado o conteúdo das oficinas, elaborado o material didático e a cartilha de presença e atuação em mídias digitais. Após o desenvolvimento das ações, percebeu-se que foi apenas o começo da “formação de multiplicadores”, pois o nível de conhecimento sobre mídias digitais nas entidades ainda é básico.

Biografia do Autor

Kássia Nadine Lutz, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do 7º semestre do curso de Relações Públicas - Bacharelado da UFSM campus Frederico Westphalen. Atuou como bolsista do projeto de extensão "Formação de Multiplicadores em Mídias Digitais para Organizações do Terceiro Setor de Frederico Westphalen" durante o ano de 2017. Atua como social media da Revista Extenda, na página da Pro-reitoria de Extensão da UFSM. 

 

Jones Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. Doutor em Comunicação Midiática.

 

Referências

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. (orgs) Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas: 2002.

HJARVARD, S. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. Matrizes, v.8, n. 1, 2014. Disponível em: www.matrizes.usp.br. Acesso em: 19 abril 2016.

LIMA, Aline Fernanda. Relações Públicas nas entidades do terceiro setor: uma ação para construir cidadania. Janus, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 93-103, ago. 2004. Disponível em: http://unifatea.edu.br/seer3/index.php/Janus/article/view/108. Acesso em: 14 mar. 2018.

PEREZ, R. A. Pensar la estrategia: otra perspectiva. 1. Ed. Buenos Aires: La Curija, 2012.

PEREZ, R. A. Estrategias de comunicación. Barcelona: Ariel, 2001.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Relações Públicas no Terceiro Setor: tipologia da comunicação e conceitos de público. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos-SP. Anais... São Paulo: Intercom, 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1014-1.pdf. Acesso: 14 mar. 2018.

POLÍTICA Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Forproex, 2012. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prorec/diretoria-de-extensao/documentos-da-extensao-de-ambito-nacional/politica-nacional-de-extensao-universitaria-forproex-2012/view. Acesso em: 14 mar. 2018.

SILVA, Marcelo Pereira da; GUEDES, Ellida Neiva; SANTOS, Protázio César dos. Conscientização e participação: as relações públicas comunitárias na construção da cidadania. Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Paulo, n. 26, p. 87-98, jan/jul. 2017. Disponível em: http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/issue/view/28/showToc. Acesso em 13 mar. 2017.

THOMPSON, J. B. A nova visibilidade. Matrizes, V.1, n. 2, 2008. Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/82. Acesso em: 13 nov 2014.

Downloads

Publicado

2019-04-24