Relato de experiência extensionista: radiação ionizante e suas aplicações
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n33p100Resumo
Objetivo: relatar a experiência extensionista vivenciada pelo “Projeto de extensão radiação ionizante e suas aplicações”. Método: além da pesquisa bibliográfica, utilizou-se um questionário como instrumento de amparo para elaboração deste relato de experiência. A ação envolveu: palestras para a comunidade realizadas no mês de junho de 2018 por alunos do Curso Superior de Radiologia do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis e aplicação de questionário para análise da aprendizagem do público alvo e reflexão da ação. Resultados: a ação de extensão obteve sucesso; foi constatado que a grande maioria do público alvo acertou de 39% a 43% das questões relacionadas à avaliação do conhecimento acerca da radiação ionizante. Conclusão: o presente projeto de extensão universitária é uma ponte permanente entre a instituição de ensino superior e a sociedade e apresenta grande relevância interdisciplinar, educativa, cultural, científica e política para a graduação em Radiologia.
Referências
ALMEIDA, L.E.; PEREIRA, M.N.; OLIVEIRA, V. Governador Valadares (MG) em Extensão: Interfaces para a Dinamização e Instrumentalização do Cenário Extensionista em um Campus recém-Implantado. Revista Brasileira de Educação Médica, RBEM, 40(4), 743-750, 2016.
AREND, Felipe Lohmann et al. Uso de questionário no processo de Ensino e Aprendizagem em Biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 10(1), 72-86, 2017.
BUSHONG, S. C. Ciência radiológica para tecnólogos: física, biologia e proteção. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsiever, 2010.
CUNHA, A. C.; MAURO, M. Y. C. Educação continuada e a norma regulamentadora 32: utopia ou realidade na enfermagem? Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 35(122), 305- 313, 2010.
DE MEDEIROS, C.; DOROW, P.F.; BRANDÃO, C.P.; RIBEIRO, M.R. Análise do conhecimento sobre radiações ionizantes e qualidade do equipamento de proteção individual em um hospital público. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 14(2), 136-142, 2016.
FERNANDES, M.C.; SILVA, L.M.S.; MACHADO, A.L.; MOREIRA, T.M. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educ Rev (Belo Horizonte), v. 28(4), 169-94, 2012.
IAREDI, W..; SHIGUEOKAII, D.C. Exposição à radiação durante exames de imagem: dúvidas frequentes. Diagn Tratamento, 15(3), 143-5, 2010.
LIMA, C. L. D. C. O papel da extensão na universidade. Leopoldianum, Santos, v. 28, n. 78, p. 11-38, jun. 2003.
NUNES, A.L.P.F.; DA CRUZ SILVA, M.B. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4(7), 119-133, 2011.
OLIVEIRA, G.F. Avaliação do conhecimento e atitudes preventivas com relação às radiações ionizantes em consultórios odontológicos tipo I, localizados na cidade de São Paulo. 2002.
PEIXOTO, L. S.; GONÇALVES, L. C.; COSTA, T. D.; et al. Educación permanente, continua y em servicio: desvelando sus conceptos. Enfermería Global, 3(29), 324-40, 2013.
SANTOS, M.R.; Goulart, A.R.; Miyoshi, M.H.; Dos Santos, A.M. A importância de um questionário de avaliação de unidade curricular. Revista Brasileira de Educação Médica, 2014.
SIQUEIRA, S.M.C.; JESUS, V.S.D.; SANTOS, E.M.B.D.; WHITAKER, M.C.O.; SOUSA, B.V.N.; CAMARGO, C.L.D. Atividades extensionistas, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável: experiência de um grupo de pesquisa em enfermagem. Escola Anna Nery, v. 21(1), 1-7, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.