Relato de experiência extensionista: radiação ionizante e suas aplicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n33p100

Resumo

Objetivo: relatar a experiência extensionista vivenciada pelo “Projeto de extensão radiação ionizante e suas aplicações”. Método: além da pesquisa bibliográfica, utilizou-se um questionário como instrumento de amparo para elaboração deste relato de experiência. A ação envolveu: palestras para a comunidade realizadas no mês de junho de 2018 por alunos do Curso Superior de Radiologia do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis e aplicação de questionário para análise da aprendizagem do público alvo e reflexão da ação. Resultados: a ação de extensão obteve sucesso; foi constatado que a grande maioria do público alvo acertou de 39% a 43% das questões relacionadas à avaliação do conhecimento acerca da radiação ionizante. Conclusão: o presente projeto de extensão universitária é uma ponte permanente entre a instituição de ensino superior e a sociedade e apresenta grande relevância interdisciplinar, educativa, cultural, científica e política para a graduação em Radiologia.

Biografia do Autor

Ana Paula Chaise Fin, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.

Caroline de Oliveira Alves, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.

Denise da Rosa Campos, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.

Marina Guenter Kargel, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.

Scarlet Camargo Gomes Stoffel, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.

Silmar Farina Farias, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.

Caroline de Medeiros, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC), professora do Curso Superior de Radiologia (IFSC) e do Mestrado Profisisonal em Proteção Radiológica (MPPR/IFSC).

Charlene da Silvar, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Proteção Radiológica (MPPR/IFSC).

Patrícia Fernanda Dorow, Instituto Federal de Santa Catarina

Professora do Curso Superior de Radiologia (IFSC) e do Mestrado Profisisonal em Proteção Radiológica (MPPR/IFSC). Presidente do Conselho Editorial do IFSC.

Referências

ALMEIDA, L.E.; PEREIRA, M.N.; OLIVEIRA, V. Governador Valadares (MG) em Extensão: Interfaces para a Dinamização e Instrumentalização do Cenário Extensionista em um Campus recém-Implantado. Revista Brasileira de Educação Médica, RBEM, 40(4), 743-750, 2016.

AREND, Felipe Lohmann et al. Uso de questionário no processo de Ensino e Aprendizagem em Biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 10(1), 72-86, 2017.

BUSHONG, S. C. Ciência radiológica para tecnólogos: física, biologia e proteção. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsiever, 2010.

CUNHA, A. C.; MAURO, M. Y. C. Educação continuada e a norma regulamentadora 32: utopia ou realidade na enfermagem? Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 35(122), 305- 313, 2010.

DE MEDEIROS, C.; DOROW, P.F.; BRANDÃO, C.P.; RIBEIRO, M.R. Análise do conhecimento sobre radiações ionizantes e qualidade do equipamento de proteção individual em um hospital público. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 14(2), 136-142, 2016.

FERNANDES, M.C.; SILVA, L.M.S.; MACHADO, A.L.; MOREIRA, T.M. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educ Rev (Belo Horizonte), v. 28(4), 169-94, 2012.

IAREDI, W..; SHIGUEOKAII, D.C. Exposição à radiação durante exames de imagem: dúvidas frequentes. Diagn Tratamento, 15(3), 143-5, 2010.

LIMA, C. L. D. C. O papel da extensão na universidade. Leopoldianum, Santos, v. 28, n. 78, p. 11-38, jun. 2003.

NUNES, A.L.P.F.; DA CRUZ SILVA, M.B. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4(7), 119-133, 2011.

OLIVEIRA, G.F. Avaliação do conhecimento e atitudes preventivas com relação às radiações ionizantes em consultórios odontológicos tipo I, localizados na cidade de São Paulo. 2002.

PEIXOTO, L. S.; GONÇALVES, L. C.; COSTA, T. D.; et al. Educación permanente, continua y em servicio: desvelando sus conceptos. Enfermería Global, 3(29), 324-40, 2013.

SANTOS, M.R.; Goulart, A.R.; Miyoshi, M.H.; Dos Santos, A.M. A importância de um questionário de avaliação de unidade curricular. Revista Brasileira de Educação Médica, 2014.

SIQUEIRA, S.M.C.; JESUS, V.S.D.; SANTOS, E.M.B.D.; WHITAKER, M.C.O.; SOUSA, B.V.N.; CAMARGO, C.L.D. Atividades extensionistas, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável: experiência de um grupo de pesquisa em enfermagem. Escola Anna Nery, v. 21(1), 1-7, 2017.

Downloads

Publicado

2019-08-28