Design Social: desenvolvimento de material didático para Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n33p2Resumo
O trabalho mostra o resultado do projeto de extensão UFSC – 2018 “Design e Educação: objetos e materiais didáticos voltados para a educação básica”, em que houve a articulação da ação de extensão e o ensino com as disciplinas: metodologia de projeto EGR7112; Seminários de design social EGR7118; EGR7196; EGR7197 de PCC1 e PCC2 Projeto de conclusão de curso nos semestres de 2018/1 e 2018/2. O objetivo da ação de extensão foi: propor soluções por meio do design para contribuir com a ação educativa na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Na busca de possibilitar a ação social os objetivos específicos foram: levantar informações sobre as necessidades de professores em creches e ou pré-escolas; desenvolver soluções para problemas identificados pelos professores e na escola durante a pesquisa; desenvolver materiais e entregar nas escolas. A metodologia adotada para o desenvolvimento do projeto foi o Design Thinking. Em um ano o projeto teve 20 materiais didáticos (jogos e livros) para crianças, adolescentes e professores de 16 escolas da rede Municipal de Florianópolis.
Referências
ARMONDES, Erichk; GOMES, Haneline. Play jogo de tabuleiro. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design UFSC. 2018.
BELMONTE, Carolina; MARTINS, Glaucia. RECICLEDUC. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design UFSC. 2017.
BOHNER, Maria Augusta Scopel; FONTANELA, Wyllian. As aventuras artísticas de Sam. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design UFSC. 2018.
BRUINI, Eliane Da Costa. "Educação no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-no-brasil.htm. Acesso em 15 de outubro de 2016.
CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier Luigi. A visão sistêmica da vida: Uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2014.
CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 15ed. – São Paulo: Cortez, 2016.
Criativos da Escola. Disponível em: http://criativosdaescola.com.br/. Acesso em 22 de Setembro de 2016.
DESIGN THINKING PARA EDUCADORES. O que é design Thinking? Disponível em: http://www.dtparaeducadores.org.br/site/. Acesso em 12 de julho de 2017.
ESCOLA DE DESIGN THINKING. E-book Inovação Social. E-book.
FONTOURA, A. M. Edade: a educação de crianças e adolescentes através do design. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis 2002.
FRANCO, Mariana; GUERRA, Paola. O contador de histórias. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design UFSC. 2017.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Educação atualidade brasileira. 3 ed. – São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.
GUEDES, Caroline Lengert. A Educação através do design: Desenvolvimento de um projeto cooperativo com recursos da Informática. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis 2002.
GUEDES, Caroline Lengert. Trabalhando com design no ensino fundamental. In: II Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Rio de Janeiro - RJ, 2003.
INSTITUTO EDUCADIGITAL. Design Thinking para Educadores. E-book. Disponível em: https://designthinkingforeducators.com/DT_Livro_COMPLETO_001a090.pdf. Acesso em 15 de junho de 2017.
KARKLING, Gabriela; CHICARELLI, Gabriela. Lume: Método criativo escolar. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de produto UFSC. 2017.
KUMAGAI, Deborah; TOMAZZIA, Pâmela. Chemistory. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto. UFSC. 2017.
PAIM, Pedro Henrique; JESUS, Vanessa Regina De. Painéis interativos. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design UFSC. 2018.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PINK, Daniel H. A revolução do lado direito do cérebro: as seis novas aptidões indispensáveis para a realização profissional e pessoal. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
Prefeitura de Florianópolis Legislação: Leis e Orientações – DEI Orientações Legais Normatizadores para o Funcionamento da Educação Infantil http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/index.php?cms=legislacao++leis+e+orientacoes+++dei&menu=8. Acesso em 15 de junho de 2017.
QUINALIA, Marcella Schneider Vianna. Estante multifuncional para ambiente infantil para crianças de cinco e seis anos. Projeto de Conclusão do curso de Design UFSC. 2018
REIS, João Matheus Cardoso; BITTER, Ricardo Oliveira. Quebra-cabeça 3D: 14 Bis - Ford 1892 – Spunik 2. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto UFSC. 2018.
RUSSO, Bianca Monguilhott Agriel; BORDIN, Laine; CAZELLI, Paula Petrelli. Livro Um Arco-Íris de Famílias. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design. UFSC. 2018.
SABATINI; Leonardo Melim; VERMÖHLEN, Leonardo. Coleção Meu mundo no banheiro. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design. UFSC. 2018.
SAVALL, Ana Júlia; ALVES, Thainá. Kit pedagógico para TEA. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto. UFSC. 2018.
SED Secretaria do Estado de Santa Catarina. Disponível em www.sed.sc.gov.br/ acesso em 10 de julho de 2007.
SILVA, Helen Dos Santos Da; SOUZA, Manuella Silva E. Fazendinha Didática. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto. UFSC. 2018.
SOUZA, Adriel; WERNER, Eduarda. Cidade da matemática. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto. UFSC. 2017.
SUPTITZ, Ariely Cauany; MEDINA, Maressa Vieira. Movimente. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto. UFSC. 2018.
TILLMANN, Ana Julia; ECKSCHMIDT, Melanie. Banco-Baú. Relatório de projeto de metodologia de projeto. Curso de design de Produto. UFSC. 2017.
TOMÉ, Jessica Maria. Para aprender: a história do vestido de algodão. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto. UFSC. 2018.
TOSSEDO, Ingrid; SANTOS, Musa. Quanto é? Quiz de matemática. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design. UFSC. 2018.
WIENER, Luciana; SELL, Luiza. GEOJOGO. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design UFSC. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.