Diseño Social: objetos y materiales didacticos para la educacion

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n33p2

Resumen

El trabajo muestra el resultado del proyecto de extensión UFSC - 2018 "Diseño y Educación: objetos y materiales didácticos orientados a la educación básica" en que hubo la articulación de la extensión y la enseñanza con las disciplinas: metodología de proyecto EGR7112; Seminarios de diseño social EGR7118; EGR7196; EGR7197 de PCC1 y PCC2 Proyecto de conclusión de curso. El objetivo de la acción de extensión fue: proponer soluciones por medio del diseño para contribuir con la acción educativa en la Red Municipal de Enseñanza de Florianópolis. Para realizar la acción social los objetivos específicos fueron: Levantar informaciones sobre las necesidades de profesores en guarderías y escuelas; desarrollar soluciones para problemas identificados por los profesores y la escuela durante la investigación; desarrollar materiales didácticos, aplicar y entregar en las escuelas. La metodología adoptada para el desarrollo del proyecto fue el diseño Thinking. En un año el proyecto tuvo 20 materiales didácticos (juegos e libros) para niños, adolescentes y profesores de 16 escuelas Municipales de Florianópolis.

Biografía del autor/a

Ana Veronica Pazmino, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999); Doutorado em Design pela PUC-RJ (2010). É professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.

Citas

ARMONDES, Erichk; GOMES, Haneline. Play jogo de tabuleiro. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design UFSC. 2018.

BELMONTE, Carolina; MARTINS, Glaucia. RECICLEDUC. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design UFSC. 2017.

BOHNER, Maria Augusta Scopel; FONTANELA, Wyllian. As aventuras artísticas de Sam. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design UFSC. 2018.

BRUINI, Eliane Da Costa. "Educação no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-no-brasil.htm. Acesso em 15 de outubro de 2016.

CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier Luigi. A visão sistêmica da vida: Uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2014.

CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 15ed. – São Paulo: Cortez, 2016.

Criativos da Escola. Disponível em: http://criativosdaescola.com.br/. Acesso em 22 de Setembro de 2016.

DESIGN THINKING PARA EDUCADORES. O que é design Thinking? Disponível em: http://www.dtparaeducadores.org.br/site/. Acesso em 12 de julho de 2017.

ESCOLA DE DESIGN THINKING. E-book Inovação Social. E-book.

FONTOURA, A. M. Edade: a educação de crianças e adolescentes através do design. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis 2002.

FRANCO, Mariana; GUERRA, Paola. O contador de histórias. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design UFSC. 2017.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Educação atualidade brasileira. 3 ed. – São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

GUEDES, Caroline Lengert. A Educação através do design: Desenvolvimento de um projeto cooperativo com recursos da Informática. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis 2002.

GUEDES, Caroline Lengert. Trabalhando com design no ensino fundamental. In: II Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Rio de Janeiro - RJ, 2003.

INSTITUTO EDUCADIGITAL. Design Thinking para Educadores. E-book. Disponível em: https://designthinkingforeducators.com/DT_Livro_COMPLETO_001a090.pdf. Acesso em 15 de junho de 2017.

KARKLING, Gabriela; CHICARELLI, Gabriela. Lume: Método criativo escolar. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de produto UFSC. 2017.

KUMAGAI, Deborah; TOMAZZIA, Pâmela. Chemistory. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto. UFSC. 2017.

PAIM, Pedro Henrique; JESUS, Vanessa Regina De. Painéis interativos. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design UFSC. 2018.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PINK, Daniel H. A revolução do lado direito do cérebro: as seis novas aptidões indispensáveis para a realização profissional e pessoal. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Prefeitura de Florianópolis Legislação: Leis e Orientações – DEI Orientações Legais Normatizadores para o Funcionamento da Educação Infantil http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/index.php?cms=legislacao++leis+e+orientacoes+++dei&menu=8. Acesso em 15 de junho de 2017.

QUINALIA, Marcella Schneider Vianna. Estante multifuncional para ambiente infantil para crianças de cinco e seis anos. Projeto de Conclusão do curso de Design UFSC. 2018

REIS, João Matheus Cardoso; BITTER, Ricardo Oliveira. Quebra-cabeça 3D: 14 Bis - Ford 1892 – Spunik 2. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto UFSC. 2018.

RUSSO, Bianca Monguilhott Agriel; BORDIN, Laine; CAZELLI, Paula Petrelli. Livro Um Arco-Íris de Famílias. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design. UFSC. 2018.

SABATINI; Leonardo Melim; VERMÖHLEN, Leonardo. Coleção Meu mundo no banheiro. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design. UFSC. 2018.

SAVALL, Ana Júlia; ALVES, Thainá. Kit pedagógico para TEA. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto. UFSC. 2018.

SED Secretaria do Estado de Santa Catarina. Disponível em www.sed.sc.gov.br/ acesso em 10 de julho de 2007.

SILVA, Helen Dos Santos Da; SOUZA, Manuella Silva E. Fazendinha Didática. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto. UFSC. 2018.

SOUZA, Adriel; WERNER, Eduarda. Cidade da matemática. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto. UFSC. 2017.

SUPTITZ, Ariely Cauany; MEDINA, Maressa Vieira. Movimente. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto. UFSC. 2018.

TILLMANN, Ana Julia; ECKSCHMIDT, Melanie. Banco-Baú. Relatório de projeto de metodologia de projeto. Curso de design de Produto. UFSC. 2017.

TOMÉ, Jessica Maria. Para aprender: a história do vestido de algodão. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design de Produto. UFSC. 2018.

TOSSEDO, Ingrid; SANTOS, Musa. Quanto é? Quiz de matemática. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design. UFSC. 2018.

WIENER, Luciana; SELL, Luiza. GEOJOGO. Relatório de projeto de metodologia de projeto do Curso de design UFSC. 2017.

Publicado

2019-08-28