Educação Patrimonial com adolescentes de bairros periféricos de Belém do Pará como estratégia de valorização da memória cultural

Autores

  • Dariane Martins Montalvão Universidade Federal do Pará
  • Helena Doris de Almeida Barbosa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p19

Resumo

O artigo apresenta resultados do projeto de extensão Educação Patrimonial a partir do Lazer e Recreação com os Adolescentes do Projeto Pro Paz nos Bairros, desenvolvido pela Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará, em parceria com o Pro Paz nos Bairros. Tendo como objetivo a valorização do patrimônio histórico-cultural de Belém, como estratégia à efetivação da cidadania por meio da educação patrimonial, o projeto foi desenvolvido com 260 adolescentes em condição de vulnerabilidade social atendidos pelo Pro Paz. Baseado na tríade pesquisa, ensino e extensão, promoveu palestras, rodas de conversas, jogos, dinâmicas, exibição de filmes e visitas monitoradas ao patrimônio da cidade. Os questionários de sondagem, a observação direta e o feedback dado pelos integrantes permitiram compreender a realidade sociocultural desses jovens, bem como construir um novo olhar sobre o patrimônio de Belém e sobre o lazer na cidade.

Biografia do Autor

Dariane Martins Montalvão, Universidade Federal do Pará

Graduanda da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Helena Doris de Almeida Barbosa, Universidade Federal do Pará

Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. Doutora em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA).

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Publicado

2020-04-22