Educação Patrimonial com adolescentes de bairros periféricos de Belém do Pará como estratégia de valorização da memória cultural
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p19Resumo
O artigo apresenta resultados do projeto de extensão Educação Patrimonial a partir do Lazer e Recreação com os Adolescentes do Projeto Pro Paz nos Bairros, desenvolvido pela Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará, em parceria com o Pro Paz nos Bairros. Tendo como objetivo a valorização do patrimônio histórico-cultural de Belém, como estratégia à efetivação da cidadania por meio da educação patrimonial, o projeto foi desenvolvido com 260 adolescentes em condição de vulnerabilidade social atendidos pelo Pro Paz. Baseado na tríade pesquisa, ensino e extensão, promoveu palestras, rodas de conversas, jogos, dinâmicas, exibição de filmes e visitas monitoradas ao patrimônio da cidade. Os questionários de sondagem, a observação direta e o feedback dado pelos integrantes permitiram compreender a realidade sociocultural desses jovens, bem como construir um novo olhar sobre o patrimônio de Belém e sobre o lazer na cidade.
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