Desenvolvimento de uma unidade demonstrativa de produção agroecológica de leite em assentamento rural
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p68Resumo
Objetivou-se relatar as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão no Assentamento Rural Eli Vive, demonstrando a integração entre discentes, docentes e assentados. O projeto foi coordenado pelo Grupo PET (Programa de Educação Tutorial) do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Londrina, sendo realizado no assentamento Eli Vive, município de Londrina (PR), utilizando a metodologia “Planejamento Estratégico Participativo”, durante os anos de 2014a 2018. Foram realizadas visitas técnicas e atividades sobre temas que envolvem a cadeia produtiva de leite. Foi implementada uma Unidade Demonstrativa de Produção de Leite em Pastagem. Também foram desenvolvidas atividades visando à produção de alimentos para o rebanho e confeccionado um manual técnico “Produção Agroecológica de Leite’’. Com o presente projeto, foi possível detectar e solucionar problemas, buscar inovações de baixo custo para o sistema de produção, implementar aspectos agroecológicos de produção e capacitar os assentados,beneficiando a produtividade e a qualidade do produto final e melhorando a qualidade de vida dos assentados.
Referências
ANDRADE, C.M.S. Pastejo rotacionado: Tecnologia para aumentar a produtividade de leite e a longevidade das pastagens. Acre: Embrapa, 2008. Disponível em http://iquiri.cpafac.embrapa.br/prodleite/pdf/pastejo_mauricio.pdf. Acesso em 03 de jul. 2017.
BATTAGLINI, A. P. P. et al. Difusão de boas práticas e caracterização de propriedades leiteiras. Archivos de Zootecnia [s.l], vol. 62, n. 237, p.151-154. 2013.
BOROCHOVICIUS, E; TORTELLA, J.C.B. Aprendizagem Baseada em Problemas:um método deensino-aprendizageme suas práticas educativas.Ensaio: avaliação de políticas públicasem educação, Rio de Janeiro, v.22, n. 83, p. 263-294, abr./jun. 2014.
COSTABEBER, J. A.; CAPORAL, F. R. “Possibilidades e alternativas do desenvolvimento rural sustentável”. In: VELA, Hugo. (Org.): Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável no Mercosul. Santa Maria: Editora da UFSM/Pallotti, 2003. p.157-194.
GONÇALVES, A. C. S. et al. Assistência técnica e extensão rural: sua importância para a melhoria da produção leiteira. Relato de caso.Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal,[s.l.], v. 8, n. 3, p.47-61, set. 2014.
KUMMER, L. Metodologia participativa no meio rural: Uma visão interdisciplinar, conceitos, fundamentos e vivências. Salvador: GTZ. 155p. 2007.
LANDINI, F. P. Problemas enfrentados por extensionistas rurais brasileiros e sua relação com suas concepções de extensão rural. Ciência Rural, [s.l.], v. 45, n. 2, p.371-377, fev. 2015.
RAMOS, G.L.; GOMES, A.P; BARROS, A.A.F. Manual de metodologia de extensão rural. Recife: Instituto Agronômico de Pernambuco, IPA, 2013. 58 p.
ROCHA, F. E. C.; GASTAL, M. L.; TAKATSUKA, F. S.; LOBO, V.J.; SILVA, M. G. Desenvolvimento organizacional rural II: planejamento participativo em associações de agricultores de base familiar. Planaltina: EMBRAPA CERRADO, 50p. 2001.
SOARES, A.B. et al. Produção animal e de forragem em pastagem nativa submetida a distintas ofertas de forragem.Ciência Rural, [s.l.], v. 35, n. 5, p. 1148-1154, 2005.
VAZQUEZ, V. C.; FONSECA, M.I. Importance of partnership university extension and rural extension to the improvement of milk production on family farms.Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal,[s.l.], v. 8, n. 5, p.131-139, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.