Fotolivre360, relato de uma experiência inovadora

Autores

  • Flávia Garcia Guidotti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Raquel Ritter Longhi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lívia Tokasiki Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Felipe Buzzi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n36p129

Resumo

O Projeto de Extensão Fotolivre360 foi criado para democratizar o acesso às diferentes técnicas de registro fotográfico digital (com smartphones, DSLR, câmeras esportivas e com câmeras para a produção de fotografias 360º). Durante o ano de 2018, foram realizadas 14oficinas com jovens estudantes universitários e com adolescentes de regiões periféricas de Florianópolis, divulgadas nas redes sociais Facebook e Instagram. O projeto superou as expectativas iniciais, uma vez que conseguiu agregar a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, funcionando não apenas como vetor de instruções técnicas, mas também como meio de reflexão acerca dos registros realizados, possibilitando a esses estudantes agirem como sujeitos de suas próprias histórias e de suas próprias imagens.

Biografia do Autor

Flávia Garcia Guidotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas. Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Raquel Ritter Longhi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Lívia Tokasiki, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

Luiz Felipe Buzzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmico do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

BONI, Paulo César. O nascimento do fotodocumentarismo de denúncia social e seu uso como “meio” para transformações na sociedade. Anais do Intercom. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0475-1.pdf. Acesso em: 20 mar. 2018.

FORIN JUNIOR, Renato; BONI, Paulo César. Aspectos valorativos no fotodocumentarismo social de Sebastião Salgado. Conexão. Caxias do Sul, v. 6, p. 71-95, 2007.

GURAN, Milton, O olhar engajado: inclusão visual e cidadania. Studium, Campinas, v. 27, 2008. Disponível em: http:// www.studium.iar.unicamp.br. Acesso em: 20 mar. 2009.

SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

Downloads

Publicado

2020-08-21