Fotolivre360, un relato de experiencia innovadora

Autores/as

  • Flávia Garcia Guidotti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Raquel Ritter Longhi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lívia Tokasiki Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Felipe Buzzi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n36p129

Resumen

El proyecto de extensión Fotolivre360 fuecreado para democratizar elacceso a diferentes técnicas de grabación fotográfica digital (conteléfonos inteligentes, DSLR, cámarasdeportivas y cámaras para producirfotografías de 360º). Durante 2018, se realizaron 14talleresconjóvenesuniversitarios y adolescentes de laregión pobre de Florianópolis, publicados enlas redes socialesFacebook e Instagram. El proyectosuperósus expectativas iniciales, ya que fue capaz de agregar a lacomunidad académica y a lacomunidaden general, trabajando no solo como un vector de instrucciones técnicas, sino también como unmedio de reflexión sobre los registros realizados, permitiendo a estosestudiantesactuar como sujetosdesuspropiashistorias y de sus propias imágenes.

Biografía del autor/a

Flávia Garcia Guidotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas. Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Raquel Ritter Longhi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Lívia Tokasiki, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

Luiz Felipe Buzzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmico do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

Citas

BONI, Paulo César. O nascimento do fotodocumentarismo de denúncia social e seu uso como “meio” para transformações na sociedade. Anais do Intercom. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0475-1.pdf. Acesso em: 20 mar. 2018.

FORIN JUNIOR, Renato; BONI, Paulo César. Aspectos valorativos no fotodocumentarismo social de Sebastião Salgado. Conexão. Caxias do Sul, v. 6, p. 71-95, 2007.

GURAN, Milton, O olhar engajado: inclusão visual e cidadania. Studium, Campinas, v. 27, 2008. Disponível em: http:// www.studium.iar.unicamp.br. Acesso em: 20 mar. 2009.

SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

Publicado

2020-08-21