Relato de experiência: oficinas Abayomi como elementos de valorização da cultura Afro-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n36p167Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da realização de oficinas de Abayomi, especialmente, no espaço Sala Verde, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Escola de Educação Básica América Dutra Machado, no bairro Monte Cristo, na cidade de São José/SC, com parceria do projeto de extensão Oficina de Gestão Social e Pública, coordenado pela professora Helena Kuerten Salles. As mesmas foram realizadas no segundo semestre de 2019, planejadas dentro do cronograma de atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes – Comunidades Populares Urbanas da UFSC, com o intuito de não somente remeter ao ensino e valorização da cultura afro-brasileira de forma lúdica e participativa, mas também como ferramenta que possibilita levantar o debate sobre a questão racial, com crianças, jovens e adultos.
Referências
GOMES, Edlaine de Campos.; BIZZARIA, Júlio.; COLLET, Célia.; SALES, Marcos Vinícius. A boneca Abayomi: entre retalhos, saberes e memórias. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iluminuras, Porto Alegre, v. 18, n. 44, p. 251-264, jan/jul, 2017. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/iluminuras/article/download/75745/43150. Acesso em 16 jan. 2020.
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf. Acesso em 28 jul. 2020
FARIAS, Jordão. Representatividade negra como meio de auto afirmação: usos e sentidos. Medium. Brasil, 2018. Disponível em: https://medium.com/@fariasjordao/a-falta-de-representatividade-negra-usos-sentidos-e-efeitos-na-sociedade-brasileira-16f89770927b#sdfootnote1sym. Acesso em 28 jul. 2020
MARTINS, Waldilena. Bonecas Abayomi: Por que a origem romantizada dura mais? [Entrevista concedida a] Henri Chevalier. Conexão Lusófona. Brasil, 2019. Disponível em: https://www.conexaolusofona.org/bonecas-abayomi-por-que-a-origem-romantizada-dura-mais/. Acesso em 11 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.