A proposta de redação do vestibular da Unioeste: uma experiência educativa e de socialização
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n25p161Resumo
O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a atividade de extensão universitária intitulada “A proposta de redação do vestibular da Unioeste: características e critérios de correção”, promovida pelo Colegiado de Letras, de Marechal Cândido Rondon (PR), no 2º semestre de 2014, destinado a alunos do Ensino Médio (sede e distritos). A iniciativa objetivou contribuir para um melhor entendimento da proposta de redação referente ao Processo Seletivo de Vestibular da citada Universidade e dos critérios de correção adotados pela Banca Corretora. Para tanto, a metodologia foi constituída por uma prática docente organizada em três módulos que contemplaram, respectivamente: a) características definidoras dos gêneros discursivos solicitados nas propostas de redação (carta do leitor, artigo de opinião e comentário interpretativo-crítico); b) leitura e análise das propostas de redação do último vestibular (2014) e explicitação dos critérios de correção utilizados; c) sistemática de correção, critérios de avaliação e análise de redações corrigidas pela Banca de Correção.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria E. Galvão e revisão por Marina Appenzeller. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Vol. 1. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
ENEM POR ESCOLA. Inep. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem-por-escola.>. Acesso em: 26 nov. 2015.
KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.
PARANÁ. Diretrizes curriculares da educação básica. Curitiba: MEC, 2008.
AUTORAS. Resultados da atividade extensionista sobre avaliação da prova de redação da Unioeste: características e critérios de correção. In: XV Seminário de Extensão da UNIOESTE, 2015, Marechal Cândido Rondon. XV Seminário de Extensão da Unioeste: interfaces e novas perspectivas. Cascavel: Edunioeste, 2015. v. 1. p. 912-918.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.