La propuesta de redacción de vestibular de la Unioeste: una experiencia educativa y de socialización

Autores/as

  • Marcia Sipavicius Seide Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Rita Maria Decarli Bottega Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Elisangela Redel Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Universidade de São Paulo (USP)
  • Franciele Maria Martiny Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Patrícia Frai Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Gabriela Lauermann Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Fernanda Maria Muller Gehring Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n25p161

Resumen

El objetivo del trabajo es describir y analizar la actividad de extensión universitaria que lleva el título “La propuesta de redacción de la selectividad de Unioeste: características y criterios de corrección”, promovida por el Colegiado de Letras, de Marechal Cândido Rondon (PR), en el según semestre de 2014, destinado a alumnos de la enseñanza secundaria (sede y comarcas). La iniciativa objetivó contribuir para un mejor entendimiento de la propuesta de redacción referente al Proceso Selectivo de la Selectividad de la citada Universidad y de los criterios de corrección adoptados por el Tribunal de Corrección. Para tanto, la metodología fue constituida por una práctica docente organizada en tres módulos, que contemplaron, respectivamente: a) características definidoras de los géneros discursivos solicitados en las propuestas de redacción (carta del lector, artículo de opinión y comentario interpretativo-critico); b) lectura y análisis de las propuestas de redacción de la última selectividad (2014) y explicitación de los criterios de corrección utilizados; c) sistemática de corrección, criterios de evaluación y análisis de redacciones corregidas por el Tribunal de Corrección

Biografía del autor/a

Marcia Sipavicius Seide, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Possui doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2006). É Professora-Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Docente do Curso de Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon. Docente e orientadora de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste, campus de Cascavel. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Ciências do Léxico, Lexicologia, Semântica e Onomástica. Em 2015, fez estágio pós-doutoral em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da Localidade (GEPILO).Orienta alunos de Doutorado e de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste.

Rita Maria Decarli Bottega, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Possui Doutorado em Educação (2010) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Nível Adjunto C - 40 horas e dedicação exclusiva - da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando no Curso de Letras do câmpus de Marechal Cândido Rondon. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores, com projetos ligados ao ensino de Língua Portuguesa. Possui experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa e Práticas de Ensino, com ênfase nas atividades que envolvem a realização do estágio supervisionado em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, licenciatura, estágio supervisionado de Língua Portuguesa e formação de professores. Atua como docente no Mestrado Profissional de Letras - PROFLETRAS/UNIOESTE, com disciplina e orientações de alunos no PROFLETRAS e participa de projetos de extensão universitária. Atuou como orientadora de docentes da rede pública participantes do PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação, orientando projeto ligados às práticas de ensino de Língua Portuguesa e coordenou o Subprojeto de Letras-Língua Portuguesa do PIBID - campus de Marechal Cândido Rondon, Edital 01/2011 e 01/2014-CAPES. Também atuou na coordenação do Nufope - Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino no câmpus de Marechal Cândido Rondon.

Elisangela Redel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Universidade de São Paulo (USP)

Mestra em Letras pela Unioeste (2014). Doutoranda em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela USP. Professora colaboradora junto ao colegiado de Letras da Unioeste, câmpus de Marechal Cândido Rondon.

Franciele Maria Martiny, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012-2015). Docente na área de língua portuguesa da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Patrícia Frai, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Graduação em Letras Língua Portuguesa/ Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus de Marechal Cândido Rondon. Foi bolsista do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UNIOESTE com o subprojeto Letras - Português, campus de Marechal Cândido Rondon orientado pela Profa. Dra. Rita Maria Decarli Bottega. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, com área de concentração em Linguagem e Sociedade, na linha de pesquisa Estudos da Linguagem: Descrição dos Fenômenos Linguísticos, culturais, discursivos e de diversidade, orientada pela professora doutora Márcia Sipavicius Seide.

Gabriela Lauermann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Possui graduação em Filosofia - Licenciatura - (2009) e em Letras Português/Espanhol (2013) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente é aluna bolsista - CAPES - do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Letras - nível Mestrado - na linha de pesquisa;Linguagem: práticas linguísticas, culturais e de ensino; da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Fernanda Maria Muller Gehring, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Professora concursada pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Mestra pelo Programa de Pós Graduação Strictu Sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Bolsista CAPES), com dissertação defendida em abril de 2016, com o título: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: RETRATOS E REFLEXOS DO PIBID, sob orientação da professora doutora Greice Castela. Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE; ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UNIOESTE com o subprojeto LETRAS-PORTUGUÊS, campus de Marechal Cândido Rondon orientado pela professora doutora Rita Maria Decarli Bottega. Fez Iniciação Científica Voluntária com o Projeto: RELAÇÃO ENTRE A ESCOLHA ANTROPONÍMICA E A IDENTIDADE ÉTNICA sob orientação da Profa.Dra.Márcia Sipavicius Seide. Fez Iniciação Científica Voluntária com o projeto: A PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS: realidade escolar versus recomendações oficiais?, sob orientação da Profª Drª Mirian Schröder, no período de novembro de 2012 a novembro de 2013.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria E. Galvão e revisão por Marina Appenzeller. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Vol. 1. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

ENEM POR ESCOLA. Inep. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem-por-escola.>. Acesso em: 26 nov. 2015.

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.

PARANÁ. Diretrizes curriculares da educação básica. Curitiba: MEC, 2008.

AUTORAS. Resultados da atividade extensionista sobre avaliação da prova de redação da Unioeste: características e critérios de correção. In: XV Seminário de Extensão da UNIOESTE, 2015, Marechal Cândido Rondon. XV Seminário de Extensão da Unioeste: interfaces e novas perspectivas. Cascavel: Edunioeste, 2015. v. 1. p. 912-918.

Publicado

2017-06-14