Influência do ambiente no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n26p2Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar dados de uma revisão narrativa da literatura sobre alguns comportamentos infantis considerados socialmente habilidosos na cultura brasileira e destacar a importância da habilidade social para o desenvolvimento infantil saudável. Autocontrole, cooperação, civilidade, empatia e prática acadêmica são alguns dos comportamentos apontados na literatura como sendo socialmente habilidosos. O desenvolvimento de tais comportamentos ocorre na infância, durante as interações com pais, outros adultos e com pares durante os primeiros anos de escolarização. Algumas crianças que não desenvolvem esse repertório podem aprender outros comportamentos que contribuem para o estabelecimento de interações negativas entre elas e o grupo social. Os aspectos da educação infantil discutidos neste trabalho têm justificado ações de projetos de extensão com crianças em situação de risco social e podem subsidiar professores e pais para prevenir problemas comportamentais em crianças, evitando dificuldades de aprendizagem e socialização na infância e na adolescência.
Referências
Alberti R. E., & Emmons, M. L. (1978). Comportamento Assertivo: Um guia de auto-expressão. Belo Horizonte: Interlivros.
Caballo, V. E. (2003). Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais. São Paulo: Santos. (Original work published in 1986).
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (1999). Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia e Educação. Petropólis: Vozes.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das Relações Interpessoais: Vivências para o Trabalho em Grupo. Petropólis: Vozes.
Falcone, E. (2000). A evolução das habilidades sociais e o comportamento empático. In E. F. M. Silvares (Ed.), Estudos de caso em psicologia comportamental (pp. 49-77). Campinas: Papirus.
Gomide, P. I. C. (2001). Efeitos das práticas educativas no desenvolvimento do comportamento anti-social. In M. L. Marinho, & V. E. Caballo (Eds.), Psicologia Clínica e da Saúde (pp. 33-53). Londrina/Granada: UEL/APICSA.
Leiner, M. (2010). Niñez en riesgo: El impacto de la violencia en Ciudad Juárez. Ciudad Juarez: El Colegio de Chihuahua.
Lemos, M. S., & Meneses, H. I. (2002). A avaliação da competência social: versão portuguesa da forma para professores do SSRS. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 18, 267-274.
Marinho, M. L. (2003). Comportamento anti-social infantil: Questões teóricas e de pesquisa. In A. Del Prette, & Z. A. P. Del Prette (Eds.), Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem (pp. 61-81). Campinas: Alínea.
Marinho, M. L., & Caballo, V. E. (2001). Da desobediência infantil a personalidade anti-social em adultos. Pediatria Moderna, 37, 94-99
Marinho-Casanova, M. L. (2015). Escola de Valores: experiências de um projeto na comunidade para prevenção da violência e do uso de drogas com crianças. In S. G. Murta, C. Leandro-França, K. B. Santos, & L. Polejack (Eds), Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção (pp.654-676). Novo Hamburgo: Sinopsys.
Reid, G. R., Patterson e Snyder, J. (2002). Antisocial behavior in children and adolescents. A developmental analysis and model for intervention. Washington: American Psychological Association.
Rodrigues, P. M. B., & Marinho M. L. (2007). Orientação para pais para prevenir problemas de comportamento em crianças. In R. R. Starling (Ed.), Sobre Comportamento e Cognição (pp.88-103). Santo André: ESETEC.
Silva, A. T. B., Del Prette, A. e Oishi. (2003). Habilidades sociais de pais e problemas de comportamento de filhos. Argumento, 9, 11-29.
Skinner, B. F. (1998). Ciência e comportamento humano. 10a. ed. São Paulo: Martins Fontes. (Original work published in 1953).
Ullman, L. P., & Krasner, L. A. (1975). A psychological approach to abnormal behavior. New Jersey: Prentice-Hall.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.