Projeto bem-te-vi: desafios e conquistas na educação de jovens e adultos

Autores

  • Marilda Andrade de Abreu
  • Alcione Nawroski
  • Sonia Aparecida Branco Beltrame UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

O texto analisa a experiência desenvolvida com trabalhadores(as) da Companhia Melhoramentos da Capital – COMCAP, fundamentada nos pressupostos teóricos e metodológicos da proposta freireana para a alfabetização de jovens e adultos, onde os alunos são sujeitos no seu processo de conhecimento. O trabalho pedagógico procurou despertar a criticidade, a autonomia, a criatividade e resgatar a auto-estima desses homens e mulheres. A riqueza das suas vivências ultrapassou o simples decodificar das letras, possibilitando uma leitura crítica da realidade, podendo resultar daí uma nova maneira de interagir na sociedade.

Biografia do Autor

Alcione Nawroski

Graduação em Pedagogia pela UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Sonia Aparecida Branco Beltrame, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Letras pela Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense, mestrado em Educação pela UFSC e doutorado em Educação pela USP. Atualmente é professor adjunto III da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-12-11