Projeto bem-te-vi: desafios e conquistas na educação de jovens e adultos

Autores/as

  • Marilda Andrade de Abreu
  • Alcione Nawroski
  • Sonia Aparecida Branco Beltrame UFSC - Florianópolis - SC

Resumen

O texto analisa a experiência desenvolvida com trabalhadores(as) da Companhia Melhoramentos da Capital – COMCAP, fundamentada nos pressupostos teóricos e metodológicos da proposta freireana para a alfabetização de jovens e adultos, onde os alunos são sujeitos no seu processo de conhecimento. O trabalho pedagógico procurou despertar a criticidade, a autonomia, a criatividade e resgatar a auto-estima desses homens e mulheres. A riqueza das suas vivências ultrapassou o simples decodificar das letras, possibilitando uma leitura crítica da realidade, podendo resultar daí uma nova maneira de interagir na sociedade.

Biografía del autor/a

Alcione Nawroski

Graduação em Pedagogia pela UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Sonia Aparecida Branco Beltrame, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Letras pela Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense, mestrado em Educação pela UFSC e doutorado em Educação pela USP. Atualmente é professor adjunto III da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2006-12-11