Extensão universitária no curso de Publicidade e Propaganda: perspectivas acadêmicas e comunitárias do projeto comunicação para o desenvolvimento social
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n34p19Resumo
O presente artigo analisa a percepção do estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em relação às diferentes dimensões da extensão universitária e especificamente ao projeto “Comunicação para o desenvolvimento social”. A partir de uma pesquisa quantitativa, o artigo apresenta as percepções dos acadêmicos acerca do papel da FURB na comunidade; papel pessoal na comunidade; papel da comunidade na formação pessoal; papel do curso na comunidade; papel pessoal na comunidade; papel da comunidade na formação pessoal; valorização da extensão e valorização do projeto de comunicação para ONGs. Os resultados indicam uma alta valoração por parte dos acadêmicos em relação às atividades comunitárias nas diferentes dimensões.
Referências
BORDENAVE, Juan Diaz. A formação universitária exige integração e equilíbrio nos componentes do triângulo educativo. In: ROLLEMBERG, Marcelo. Universidade: formação e transformação. São Paulo: Edusp, 2005. p. 49-54.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Brasília, DF, 2014.
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Extensão universitária: revisitando conceitos e práticas institucionais. In: CALDERÓN, Adolfo Ignacio; SANTOS, Sônia Regina Mendes dos; SARMENTO, Dirléia Fanfa (org.). Extensão universitária: uma questão em aberto. São Paulo: Xamã, 2011. p. 23-38.
CASTANHO, Sérgio Eduardo Montes. A universidade entre o sim, o não e o talvez. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro, CASTANHO, Maria Eugênia (org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 13-48.
CHAGAS, Helena. Pela universidade pública, gratuita e de qualidade. O Globo, 25 jan. 2004, p. 3.
DEMO, Pedro. Professor/conhecimento. UNB, 2001. Disponível em: http://antigo.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fProfessor_Conhecimento.pdf. Acesso em: 12 mar. 2018.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Forproex, 2012.
FRANTZ, Walter. Um olhar interpretativo sobre a extensão em universidades comunitárias. In: CALDERÓN, Adolfo Ignacio; SANTOS, Sônia Regina Mendes dos; SARMENTO, Dirléia Fanfa (org.). Extensão universitária: uma questão em aberto. São Paulo: Xamã, 2011. p. 125-138.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação técnica à autonomia crítica. In: PIMENTA, Selma; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 129-150.
GÖRANSSON, Bo; MAHARAJH, Rasigan; SCHMOCH, Ulrich. Introduction: new challenges for universities beyond education and research. Science and Public Policy, v. 36, n. 2, p. 83-84, 2009.
JANNE, Henri. A universidade e as necessidades da sociedade contemporânea. Fortaleza: UFC, 1981.
MENESES, Paulo. Universidade e diversidade. Recife: Unicap, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Mudança: conceito-chave para intervenções sociais e para avaliação de programas. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. p. 53-70.
PEREIRA, Luisa. Ensino superior no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas. Refeol, v. 1, n. 1, 2011, p. 1-21. Disponível em: http://www.feol.com.br/sites/Revista%20eletronica. Acesso em: 13 mar. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.