University extension program in Advertising course: academic and community perspectives of the project communication for social development
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n34p19Abstract
The present article analyzes the perception of the student of Advertising of the FURB in relation to the different dimensions of the university extension and specifically to the project "Communication for the social development". From a quantitative research, the article presents the perceptions of scholars about the Role of FURB in the community; Personal role in the community; Role of the community in personal formation; Role of the course in the community; Personal role in the community; Role of the community in personal formation; Valuation of the extension and Valorization of the communication project for NGOs. The results indicate a high valuation by the academics for the community activities in the different dimensions.
References
BORDENAVE, Juan Diaz. A formação universitária exige integração e equilíbrio nos componentes do triângulo educativo. In: ROLLEMBERG, Marcelo. Universidade: formação e transformação. São Paulo: Edusp, 2005. p. 49-54.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Brasília, DF, 2014.
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Extensão universitária: revisitando conceitos e práticas institucionais. In: CALDERÓN, Adolfo Ignacio; SANTOS, Sônia Regina Mendes dos; SARMENTO, Dirléia Fanfa (org.). Extensão universitária: uma questão em aberto. São Paulo: Xamã, 2011. p. 23-38.
CASTANHO, Sérgio Eduardo Montes. A universidade entre o sim, o não e o talvez. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro, CASTANHO, Maria Eugênia (org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 13-48.
CHAGAS, Helena. Pela universidade pública, gratuita e de qualidade. O Globo, 25 jan. 2004, p. 3.
DEMO, Pedro. Professor/conhecimento. UNB, 2001. Disponível em: http://antigo.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fProfessor_Conhecimento.pdf. Acesso em: 12 mar. 2018.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Forproex, 2012.
FRANTZ, Walter. Um olhar interpretativo sobre a extensão em universidades comunitárias. In: CALDERÓN, Adolfo Ignacio; SANTOS, Sônia Regina Mendes dos; SARMENTO, Dirléia Fanfa (org.). Extensão universitária: uma questão em aberto. São Paulo: Xamã, 2011. p. 125-138.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação técnica à autonomia crítica. In: PIMENTA, Selma; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 129-150.
GÖRANSSON, Bo; MAHARAJH, Rasigan; SCHMOCH, Ulrich. Introduction: new challenges for universities beyond education and research. Science and Public Policy, v. 36, n. 2, p. 83-84, 2009.
JANNE, Henri. A universidade e as necessidades da sociedade contemporânea. Fortaleza: UFC, 1981.
MENESES, Paulo. Universidade e diversidade. Recife: Unicap, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Mudança: conceito-chave para intervenções sociais e para avaliação de programas. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. p. 53-70.
PEREIRA, Luisa. Ensino superior no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas. Refeol, v. 1, n. 1, 2011, p. 1-21. Disponível em: http://www.feol.com.br/sites/Revista%20eletronica. Acesso em: 13 mar. 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.