Ensino de ciências exatas para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica

Autores

  • Maurício Donato de Moura Júnior Instituto Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-2797-840X
  • Carmen Maria Coimbra Manhães Instituto Federal do Tocantins
  • João Vitor Aranha Diana Instituto Federal do Tocantins
  • Paulo Chaves de Oliveira Instituto Federal Do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p56

Resumo

Grande parte dos estudantes das escolas públicas do país apresenta baixo nível de aprendizagem devido a diversos fatores. Desses alunos, o grupo que possui frágeis condições econômicas e se encontra em situação de vulnerabilidade social é ainda mais prejudicado. Uma consequência do baixo aproveitamento escolar é a dificuldade que os estudantes de baixa renda enfrentam para conquistar posições de liderança no mercado de trabalho. Por este motivo, foi realizada uma parceria com a Escola Estadual Cristo Rei do município de Pedro Afonso, no estado de Tocantins, buscando identificar estudantes do ensino médio (1° ao 3° ano) em situação de vulnerabilidade e com baixo rendimento escolar. A estes estudantes foi ofertado um curso, entre agosto a novembro de 2018, buscando usar materiais práticos e audiovisuais para fornecer os conhecimentos e ferramentas da área das ciências exatas. Ao final do curso, observou-se um aumento médio de 95% de aproveitamento nas avaliações empregadas aos alunos.

Biografia do Autor

Maurício Donato de Moura Júnior, Instituto Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe e mestrado em Ciências e Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Tocantins.

Carmen Maria Coimbra Manhães, Instituto Federal do Tocantins

Doutora em Produção Vegetal - Engenharia e Economia na Agricultura (Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do no Instituto Federal do Tocantins.

João Vitor Aranha Diana, Instituto Federal do Tocantins

Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal Do Tocantins e graduação em andamento no curso de Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal do Tocantins.

Paulo Chaves de Oliveira, Instituto Federal Do Tocantins

Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal Do Tocantins.

Referências

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Publicado

2020-04-22