Ensino de ciências exatas para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p56Resumo
Grande parte dos estudantes das escolas públicas do país apresenta baixo nível de aprendizagem devido a diversos fatores. Desses alunos, o grupo que possui frágeis condições econômicas e se encontra em situação de vulnerabilidade social é ainda mais prejudicado. Uma consequência do baixo aproveitamento escolar é a dificuldade que os estudantes de baixa renda enfrentam para conquistar posições de liderança no mercado de trabalho. Por este motivo, foi realizada uma parceria com a Escola Estadual Cristo Rei do município de Pedro Afonso, no estado de Tocantins, buscando identificar estudantes do ensino médio (1° ao 3° ano) em situação de vulnerabilidade e com baixo rendimento escolar. A estes estudantes foi ofertado um curso, entre agosto a novembro de 2018, buscando usar materiais práticos e audiovisuais para fornecer os conhecimentos e ferramentas da área das ciências exatas. Ao final do curso, observou-se um aumento médio de 95% de aproveitamento nas avaliações empregadas aos alunos.
Referências
ALVINO-BORBA, A.; MATA-LIMA, H. Exclusão e inclusão social nas sociedades modernas: um olhar sobre a situação em Portugal e na União Europeia. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 106, p. 219-240, 2011.
CARNEIRO, R. M. A.; FONTGALLAND, G. O ensino e a aprendizagem em química e educação ambiental na perspectiva CTSA. Anais do XIX encontro de pós-graduação e pesquisa. Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2019.
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Relatório conjunto sobre a inclusão social, que sintetiza os resultados da análise dos planos de ação nacionais para a inclusão social (2003 05), Bruxelas, 12/12/2003, COM (2003) 773 Final, 2003, apud ALVINO-BORBA, A.; MATA-LIMA, H. Exclusão e inclusão social nas sociedades modernas: um olhar sobre a situação em Portugal e na União Europeia. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 106, p. 219-240, 2011.
DESSOY, A. P.; DULLIUS, M. M. Problemas matemáticos: uma abordagem a partir de projetos interdisciplinares. Anais da V Mostra do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. Editora Univates, Lajeado, p. 11-13, 2014.
DULLIUS, M. M.; SCHOSSLER, A.; MACCALI, L.; MARCHI, M. I.; OLIVEIRA, E. C.; SCHOSSLER, D. C.; REGINATTO, V. P. Metodologias para o ensino de ciências exatas. II CNEM – Congresso Nacional de Educação Matemática e IX EREM – Encontro Regional de Educação Matemática. 2011.
FERNANDES, F. A. da S.; SANTOS, E. G.; MORAIS, L. B. Utilização da PBL como metodologias ativas na graduação: área de exata na cidade de Palmas/TO. Revista De Educação ANEC, 41(154), 192-206. 2017.
IOSIF, R. M. G. A qualidade da educação na escola publica e o comprometimento da cidadania global emancipada: implicações para a situação de pobreza e desigualdade no Brasil. Universidade de Brasília, Brasília, 2007, 309 p. (Tese de Doutorado).
SCHOSSLER, A. DULLIUS, M. M. Metodologias para o ensino de ciências exatas. XII Salão de Iniciação Científica – PUCRS, 03 a 07 de outubro de 2011.
STUDART, N. Inovando a ensinagem de física com metodologias ativas. Revista do Professor de Física, v. 3, n. 3, p. 1-24, Brasília, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.